conecte-se conosco

Distrito Federal

1º Congresso Internacional de Capacitação de Gestores do Esporte (CICGE) de 2022

Lançamento do 1º Congresso Internacional de Capacitação de Gestores do Esportes (CICGE)

Divulgacao

No dia 1º de junho ocorreu no auditório José Alencar da Faculdade Republicana o lançamento oficial do 1º Congresso Internacional de Capacitação de Gestores do Esporte (CICGE) de 2022. O evento teve o intuito de informar gestores esportivos públicos e privados, representantes de associações e federações ligadas ao esporte e a mídia local sobre a importância que o congresso vai causar no universo esportivo. 

Participaram do evento o deputado federal Júlio Cesar Ribeiro, o ex-deputado Federal Ricardo Quirino, o coordenador-geral do CICGE, Herbert Felix, além de representantes de associações e federações esportivas, alguns dos palestrantes do evento e entusiastas do esporte. 

O doutorando em Ciências Econômicas e Gestor Público de Carreira do GDF Rogério Galvão é um dos palestrantes do 1º CICGE e falou no lançamento sobre a construção dos conteúdos das palestras e minicursos. Para Galvão o desafio de planejar os conteúdos foi encontrar temáticas que solucionassem os problemas vividos pelos gestores públicos e privados. “Como o evento será híbrido pensamos em compartilhar experiências exitosas ao redor do mundo”, disse Galvão. Essa será uma forma de agregar conhecimento e trazer soluções para os desafios enfrentados pelos gestores esportivos. 

O deputado federal Júlio Cesar Ribeiro agradeceu a oportunidade de estar no evento e falou da prestação de contas e da importância da capacitação dos gestores. “ Nós precisamos que façam capacitação para nós (gestores) para não cometermos mais erros. E o CICGE vai trazer essa qualificação”, disse o deputado. 

O ex-deputado federal Ricardo Quirino citou a quantidade de projetos maravilhosos que acabam ficando no caminho por falta de gestão. Quirino disse ainda: “A gestão é um problema em todo o nosso país. Eu fiquei muito feliz em saber que esse congresso trará esse conhecimento aos gestores”.

Janison Dias, vice-presidente da ONG Desfrutare – DF, uma organização voltada para ações sociais e que trabalha com crianças, mulheres e pais e que tem como foco as áreas de esporte, lazer e cultura. A Desfrutare capacita através de cursos profissionalizantes as pessoas atendidas pela ONG. Segundo Janison, participar do congresso vai acalentar e otimizar os conhecimentos de na área para que ele possa dar um retorno melhor para as crianças e para as pessoas que eles trabalham. 

O jornalista e proprietário do portal de notícias esportivas DF Sports Mais, Haland Guilarde também esteve presente e convidou as pessoas para participarem do evento. Para Guilarde: “Eventos com conteúdos sobre gestão esportiva são muito importantes porque muitas vezes pessoas que trabalham no meio não valorizam ou não tem oportunidade de se aprimorar no que acontece fora dos campos e das quadras. É legal ter esse evento para que as pessoas possam cada vez mais se capacitar e o Brasil ter profissionais que possam elevar o nível do nosso esporte”. 

Já para Fernando Mendes, CEO da Globall Football de Londres e gestor de futebol, o congresso é uma forma de participar do desenvolvimento do futebol do Brasil. Ele está em Brasília para participar do CICGE. O líder regional da Associação Brasileira de Academias (ACAD), Marcelo Machado, falou da importância do evento: “O congresso é uma oportunidade incrível para as pessoas se capacitarem no seguimento”. 

O coordenador-geral do congresso, Herbert Felix, finalizou o lançamento falando sobre a administração de recursos públicos e como uma boa gestão impacta no sucesso do projeto e na imagem dos gestores. Para Felix: “O controle interno foi o que me fez fazer esse evento. Um dos motivos é trazer profundidade técnica para os gestores encararem os órgãos de controle com seriedade e transparência. A gente sempre zelou pela qualidade do gasto público. E esse será um dos temas debatidos no congresso. 

O 1º Congresso Internacional de Capacitação de Gestores do Esporte (CICGE) 2022 vai acontecer no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília entre os dias 23 e 25 de agosto. O evento é gratuito e híbrido e é uma realização do Instituto Brasil Adentro e conta com o apoio da Secretaria Nacional do Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social (SNELIS), da Associação de Gestores Públicos do Distrito Federal (ADESP – DF), da Associação Latinoamericana de Gestores de Instalações Esportivas (ALAGID), da Federação Nacional de Carreiras de Gestão de Políticas Públicas (FENAGESP), da Associação dos Secretários Municipais de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo (ASEMESP), do Sindicato dos Gestores Governamentais (SINDIGESTOR – DF), da Faculdade Republicana e do Grupo Record. 

Acesse o link e faça sua inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/1-congressointernacional-de-capacitacao-de-gestores-do-esporte-cicge-2022/1583394 

Para mais informações acesse: www.cicge.com.br ou entre em contato com o Instituto Brasil Adentro pelo telefone: (61) 3081- 5505

Distrito Federal

Adolescente trans conquista mudança de nome em mutirão no entorno do DF

Luiza Gabrielly, de 16 anos, conquista mudança de nome e gênero na certidão de nascimento durante mutirão no Entorno do DF, com o apoio da mãe e da Defensoria Pública

Publicado

on

Foto: Rede social

A estudante Luiza Gabrielly Santos Figueredo, de 16 anos, alcançou uma importante vitória pessoal ao conseguir alterar seu nome e gênero na certidão de nascimento. Luiza, que vive em Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal, agora pode se identificar de acordo com sua verdadeira identidade de gênero.

A mudança foi possível graças ao apoio de sua mãe, Simália Santos, de 39 anos, que solicitou a alteração por meio da Defensoria Pública durante um mutirão de atendimento concentrado realizado na região. A decisão judicial favorável à mudança foi confirmada no mês passado.

Luiza expressou seu alívio e alegria com a decisão: “Me sinto constrangida quando entrego minha identidade com um nome que não me representa. Na escola e na faculdade, isso era ainda mais desconfortável. Agora, vou realizar um sonho.”

Simália, que fez todos os trâmites necessários para a solicitação, destacou a importância da mudança na vida da filha. “Essa alteração é fundamental para o bem-estar da Luiza. Ela enfrentava críticas e dificuldades por ser uma mulher trans. Estamos felizes por ter conseguido garantir que ela possa viver de acordo com sua identidade.”

A decisão representa um passo significativo para o reconhecimento e o respeito pelos direitos de pessoas trans, proporcionando a Luiza a oportunidade de viver de forma mais autêntica e confortável.

Continue lendo

Esporte

Gabrielzinho conquista o primeiro ouro do Brasil nas Paralimpíadas de Paris 2024

Gabrielzinho garantiu o primeiro ouro do Brasil nas Paralimpíadas de Paris 2024 ao vencer a prova dos 100m costas, quebrando o recorde das Américas.

Publicado

on

Foto/Divulgação

O nadador Gabriel Araújo, conhecido como Gabrielzinho, ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil nas Paralimpíadas de Paris 2024. Ele conquistou o ouro nos 100m costas S2 com um tempo de 1min53s67, estabelecendo um novo recorde das Américas.

O pódio foi completado pelo atleta neutro Vladimir Danilenko e o chileno Alberto Caroly Diaz, com tempos de 2min01s34 e 2min01s97, respectivamente. Esta é a quarta medalha paralímpica de Gabrielzinho, que também é bicampeão mundial na prova.

Menos de 12 horas após a cerimônia de abertura, Gabrielzinho brilhou na final, tendo sido o melhor nas eliminatórias. Ele busca mais ouro nas provas de 50m costas e 200m livre durante os Jogos.

Outro brasileiro, Gabriel Bandeira, conquistou o bronze nos 100m borboleta S14 com um tempo de 55s08. O ouro foi para o dinamarquês Alexander Hillhouse e a prata para o britânico William Ellard. Bandeira, que é o atual campeão paralímpico da prova, estava insatisfeito com o resultado, mas se prepara para suas próximas competições.

Continue lendo

Esporte

Jackie Chan marca presença na cerimônia de Taekwondo nas Paralimpíadas de Paris 2024

Publicado

on

Foto: Rede social

O ator Jackie Chan, conhecido mundialmente por suas icônicas cenas de ação, foi uma das estrelas do primeiro dia das Paralimpíadas de Paris 2024. Chan participou da cerimônia de abertura do Taekwondo paralímpico, trazendo sua energia característica ao evento.

O renomado astro já havia sido uma figura importante no revezamento da tocha paralímpica, mostrando seu apoio ao evento antes da cerimônia de abertura oficial. Sua presença na cerimônia de Taekwondo foi um dos destaques do dia, demonstrando seu compromisso com o movimento paralímpico e a promoção do esporte.

As Paralimpíadas de Paris, que começaram em 28 de agosto e se estenderão até 8 de setembro, têm atraído a atenção global. O Brasil, tradicionalmente forte em competições paralímpicas, é amplamente considerado um dos principais candidatos a conquistar várias medalhas durante o evento.

Os espectadores podem acompanhar todas as emoções dos Jogos no sportv2, que está transmitindo a cobertura completa das competições. O evento promete ser uma celebração emocionante do talento e da determinação dos atletas paralímpicos.

Continue lendo

Popular