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Sindemia? Covid-19 pode ser mais que uma pandemia

Glossário da crise do coronavírus ganha novo termo. Ele reflete a ideia de que o vírus não atua simplesmente sozinho, mas sim compactuando com outras doenças. E isso demanda uma abordagem diferente.

Corpo é carregado em Lima, no Peru: países mais pobres são especialmente vulneráveis à covid-19 | Foto: AP Photo/M. Meija

Um artigo publicado no final do mês de setembro no semanário The Lancet, uma das mais antigas e prestigiadas publicações científicas do mundo, pôs um novo termo no já extenso debate sobre o novo coronavírus. O texto defende que o mundo não enfrenta simplesmente uma pandemia, mas uma “sindemia”.

O artigo é assinado pelo editor-chefe da revista, Richard Horton. Ele argumenta que a covid-19 não é uma peste como outra qualquer já vista no passado e que, por isso, merece abordagem diferente. O termo sindemia, por isso, seria mais adequado: o vírus não atua sozinho, mas compactuando com outras doenças. E a desigualdade social tem papel-chave nisso.

“A covid-19 não é uma pandemia. É uma sindemia. A natureza sindêmica da ameaça que enfrentamos significa ser necessária uma abordagem mais diversificada se quisermos proteger a saúde de nossas comunidades”, escreve Horton.

O artigo repercutiu em alguns dos principais meios de comunicação internacionais e ganhou eco no mundo científico. A americana Sociedade de Medicina de Catástrofes e Saúde Pública, por exemplo, defendeu, em artigo intitulado “Covid-19 à Covid-20”, que a resposta institucional à atual crise seja baseada num “pensamento sindêmico, e não pandêmico”.

A palavra “sindemia”, portanto, entra aos poucos no glossário do debate sobre a covid-19, ao lado de termos como “lockdown”, “imunidade de rebanho” e “achatar a curva”, antes praticamente desconhecidos do grande público. Mas o que significa exatamente sindemia?

O que é uma sindemia?

O termo “sindemia” foi cunhado nos anos 1990 pelo antropólogo médico americano Merrill Singer, mais conhecido por suas pesquisas sobre abuso de substâncias, HIV/aids e disparidades sociais na saúde da população.

Singer definiu a sindemia como “um modelo de saúde que se concentra no complexo biossocial” – ou seja, nos fatores sociais e ambientais que promovem e potencializam os efeitos negativos da interação de uma determinada doença.

Em outras palavras, de acordo com a tese de Singer, a abordagem sindêmica olha para a doença de forma mais ampla, explorando as consequências gerais de medidas como lockdowns e o distanciamento social.

E é nessa tecla que Richard Horton bate em seu artigo na Lancet. Ele escreve que, à medida que o mundo se aproxima de 1 milhão de mortes por covid-19, é importante enfrentar o fato de que a atual abordagem é demasiadamente restrita para administrar a crise do novo coronavírus.

Segundo Horton, todas as intervenções se concentraram até agora em cortar linhas de transmissão viral. A “ciência” que tem guiado os governos, afirma ele, é baseada principalmente em modelos de combate a epidemias que enquadram a atual emergência sanitária num conceito de peste que tem séculos de existência.

“Mas a história da covid-19 não é tão simples assim”, argumenta o editor da Lancet. “Duas categorias de doenças estão interagindo dentro de populações específicas – a síndrome respiratória aguda severa (Sars-Cov-2) e uma série de doenças não transmissíveis (DNTs). Estas condições estão se agrupando dentro de grupos sociais de acordo com padrões de desigualdade profundamente enraizados em nossas sociedades. A agregação dessas doenças em um contexto de disparidade social e econômica exacerba os efeitos adversos de cada doença separada.”

Como combater uma sindemia?

Uma epidemia sindêmica refere-se à ideia de que o vírus não age isoladamente, como o coronavírus como um vilão solitário que simplesmente espalha pneumonia e falência de órgãos entre a população. Ele tem cúmplices, como a obesidade, diabetes, doenças cardíacas e condições sociais, que acabam agravando a situação do infectado.

A questão é que muitos dos “cúmplices” da covid-19 já são uma epidemia isolada por si só em algumas sociedades. A obesidade, por exemplo, é um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes e doenças cardíacas. Um artigo recente na revista Obesity Reviews, por exemplo, concluiu que pessoas obesas têm 50% mais chances de morrer de coronavírus.

Em seu artigo, Richard Horton destaca que as sindemias são caracterizadas por interações biológicas e sociais, interações estas que aumentam a suscetibilidade de uma pessoa ver seu estado de saúde piorar ao contrair uma doença.

No caso da covid-19, argumenta o editor da Lancet, atacar doenças não transmissíveis é um pré-requisito para um combate bem-sucedido à atual crise. “O número total de pessoas que vivem com doenças crônicas está crescendo. Abordar a covid-19 significa abordar a hipertensão, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas, e câncer”, diz.

Horton afirma ainda ser especialmente importante prestar maior atenção às doenças não transmissíveis em países mais pobres. Ele cita ainda um artigo na Lancet, também de setembro, em que os especialistas Gene Bukhman e Ana Mocumbi descreveram algo que chamam de DNTLs – adicionando lesões à categoria de “doenças não transmissíveis”.

Para o bilhão de pessoas mais pobres do mundo, as DNTLs representam mais de um terço do seu fardo com doenças. O artigo citado por Horton afirma que a disponibilidade de intervenções acessíveis e econômicas durante a próxima década poderia evitar quase 5 milhões de mortes entre as pessoas mais pobres do mundo. E isso sem considerar os riscos reduzidos de morrer por covid-19.

“A menos que os governos elaborem políticas e programas para reverter as profundas disparidades, nossas sociedades nunca estarão verdadeiramente seguras da covid-19”, conclui Horton. “A crise econômica que está avançando em nossa direção não será resolvida por uma droga ou uma vacina.”

Por: DW

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Vulcão entra em erupção pela 10ª vez em três anos na Islândia

Autoridades alertam sobre possíveis erupções contínuas e tomam medidas para proteger áreas vulneráveis, como a cidade de Grindavik e infraestruturas turísticas

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Vulcão na Islândia entra em erupção pela décima vez em três anos, em uma região sismicamente ativa perto de Reykjavik / Reprodução

Na noite desta quarta-feira (20), um vulcão próximo à capital da Islândia, Reykjavik, entrou em erupção, marcando a décima ocorrência desse tipo em apenas três anos. O fenômeno, que ocorre na península de Reykjanes, a cerca de 30 km da cidade, vem se tornando cada vez mais frequente desde a reativação dos sistemas geológicos da região em 2021, após estarem adormecidos por 800 anos.

A Islândia, localizada entre as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte, é um dos pontos mais sismicamente ativos do planeta, com muitos vulcões, gêiseres e fontes termais. A região foi identificada como um potencial ponto de erupção devido ao acúmulo de magma no subsolo, o que levou as autoridades a emitirem alertas frequentes nos últimos anos.

Apesar de as erupções ocorrerem com certa regularidade, elas não afetam diretamente a capital Reykjavik, uma vez que o vulcão se manifesta através de fissuras no solo, sem dispersão significativa de cinzas. Isso significa que o tráfego aéreo local geralmente não é interrompido. No entanto, a cidade pesqueira de Grindavik, com cerca de 4 mil habitantes, foi evacuada em dezembro de 2023 devido à ameaça vulcânica. A área permanece deserta até o momento.

As autoridades islandesas tomaram medidas preventivas, como a construção de barreiras para redirecionar fluxos de lava e proteger tanto a cidade quanto infraestruturas vitais, como uma estação de energia e a famosa Lagoa Azul, um spa natural que atrai turistas de todo o mundo. Cientistas alertam que a região de Reykjanes poderá continuar enfrentando erupções repetidas nas próximas décadas ou até séculos.

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Obra de arte inusitada: banana é arrematada por r$ 35 milhões em leilão

A obra “Comediante”, do artista italiano Maurizio Cattelan, foi arrematada por US$ 6,2 milhões (aproximadamente R$ 35 milhões) em um leilão da Sotheby’s, gerando discussões sobre o conceito de arte nos dias atuais

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Obra 'comediante' de Maurizio Cattelan

A icônica obra “Comediante”, do artista italiano Maurizio Cattelan, foi novamente o centro das atenções ao ser vendida por impressionantes US$ 6,2 milhões (aproximadamente R$ 35 milhões) em um leilão da Sotheby’s, realizado nesta quarta-feira (20). A peça, que consiste em uma banana presa a uma parede com fita adesiva, gerou repercussão mundial desde sua primeira exibição na Art Basel de Miami em 2019, e continua a dividir opiniões sobre o que realmente constitui uma obra de arte nos tempos modernos.

O empresário Justin Sun, fundador da criptomoeda Tron, foi o comprador da obra. Ele fez o lance vitorioso por telefone e pagou o valor total com criptomoeda. A venda provocou uma conversa ainda mais ampla sobre o mercado de arte contemporânea, especialmente em um momento onde o conceito de arte é cada vez mais desafiado.

O valor de partida da peça era de US$ 800.000 (aproximadamente R$ 4,7 milhões), mas o preço saltou rapidamente durante o leilão, fechando em US$ 5,2 milhões (cerca de R$ 30 milhões) antes das taxas adicionais. Sun, que agora detém a famosa banana, será responsável por substituir a fruta quando ela começar a apodrecer, seguindo as orientações do artista.

Arte de banana colada com fita adesiva é leiloada por R$ 35 milhões



“Comediante” não é a primeira obra polêmica de Cattelan. O artista, conhecido por suas instalações ousadas, já havia criado um vaso sanitário de ouro e uma escultura de um papa atingido por um meteorito. A peça de banana, no entanto, se destaca como um fenômeno cultural, simbolizando a união do mundo da arte com o universo dos memes e das criptomoedas, como destacou Sun em comunicado à Sotheby’s.

Em sua primeira exibição, “Comediante” gerou uma grande movimentação de público na Art Basel de Miami, sendo retirada da galeria por questões de segurança, já que havia uma grande quantidade de pessoas no local. A obra também gerou comparações com outras peças provocativas do mercado de arte, como a famosa “Garota com Balão” de Banksy, que se autodestruiu durante um leilão em 2018.

A venda de “Comediante” continua a alimentar o debate sobre os limites da arte e o papel do mercado nesse processo. Para muitos, a peça é uma provocação, uma maneira de desafiar o convencional e mostrar como, às vezes, a arte está mais ligada à ideia e ao impacto cultural do que ao objeto físico em si.

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Convidados rejeitam menu vegano de casamento e pedem pizza, deixando noiva arrasada

Convidados pedem pizza durante casamento e ignoram o cardápio vegano escolhido pela noiva, transformando a celebração em motivo de discussão nas redes

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Foto: Divulgação

Uma noiva de 28 anos revelou ter ficado profundamente desapontada após os convidados do seu casamento recusarem o menu vegano cuidadosamente planejado para a recepção e, em vez disso, pedirem pizzas durante o evento. A história foi compartilhada pela própria noiva em um fórum online, onde ela desabafou sobre a experiência.

A noiva explicou que não consome carne há três anos e, por isso, decidiu oferecer aos convidados um jantar vegano gourmet. Para evitar preconceitos, ela optou por não informar antecipadamente que o cardápio não incluía alimentos de origem animal.

O menu, desenvolvido em parceria com um renomado chef, incluía pratos sofisticados como cogumelos Wellington, risoto de trufas e tortas de vegetais assados. A noiva revelou que investiu cerca de 15 mil dólares (aproximadamente 86 mil reais) apenas na alimentação.

Pizza “salva” o casamento?

O plano, no entanto, foi frustrado quando o irmão da noiva e alguns primos encomendaram 20 pizzas para a festa, referindo-se ao cardápio como “comida de coelho”. Segundo o relato, os convidados zombaram da situação e até postaram fotos nas redes sociais, ridicularizando o evento.

A situação se agravou quando a sogra da noiva fez uma publicação afirmando que a festa foi “salva pela pizza” e criticando a escolha do menu vegano. O incidente levou a noiva às lágrimas, e seu marido pediu para os responsáveis pela entrega das pizzas deixarem a festa.

Divisão familiar

Após o ocorrido, a noiva relatou que muitos familiares a acusaram de “impor suas crenças” e disseram que o cardápio deveria ter sido previamente informado. A noiva e o marido foram chamados de “presunçosos” por parte dos parentes, que argumentaram que a falta de transparência sobre a alimentação contribuiu para a confusão.

A história gerou debate entre internautas. Enquanto alguns culparam a noiva por não avisar sobre o menu, outros criticaram os convidados pela falta de respeito e sensibilidade diante de uma ocasião tão especial.

No final do desabafo, a noiva questionou se havia errado na condução da situação, mas permanece inconformada com a atitude dos convidados que preferiram ignorar o menu elaborado e tratar a ocasião como uma piada.

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