conecte-se conosco

Tecnologia

“A internet vai parar”, diz vice-presidente institucional da Claro

Segundo ele, quase toda a conexão internacional do Brasil com Estados Unidos, Europa e África chega por cabos submarinos na Praia do Futuro

Foto: Reprodução

Um projeto de construção de uma usina de dessalinização de água na Praia do Futuro, em Fortaleza, está gerando polêmica com as operadoras de telefonia. O motivo é que os cabos submarinos que garantem a internet do Brasil com o exterior estão instalados na mesma área do litoral cearense. A empresa responsável pela usina pretende colocar os dutos da usina a apenas 500 metros dos cabos, o que pode causar danos irreparáveis à conexão do país.

Em entrevista à Folha de São Paulo, o vice-presidente institucional da Claro, Fábio Andrade, alertou para os riscos de rompimento dos cabos por causa das vibrações na água provocadas pelos dutos da usina. Ele explicou que quase toda a conexão internacional do Brasil com Estados Unidos, Europa e África passa pela Praia do Futuro. “A Anatel já se manifestou. Disse que essa situação é um absurdo e determinou que os dutos da usina fiquem a, no mínimo, 500 metros dos cabos submarinos. Antes, o projeto estabelecia cinco metros”, disse ele.

No entanto, essa distância ainda é insuficiente para garantir a segurança e a expansão da rede de internet, segundo Andrade. Ele afirmou que o consumo de internet cresce a cada dia e que a empresa planeja dobrar o número de cabos em três anos. Para isso, seria preciso uma distância de, no mínimo, 1.000 metros. “Essa distância impede que sejam instalados novos cabos para aumento de capacidade. E, hoje dia, consumo de internet cresce que nem unha”, completou.

Andrade defendeu que a usina de dessalinização seja construída em outra praia do litoral do estado, onde não haja cabos submarinos. “O que não falta em Fortaleza é mar. Não encontro razão para esse projeto ser exatamente nessa praia. A água é a mesma. Se ficar lá mesmo, teremos sérios problemas de expansão. A gente quer que, se for instalar [a usina], que seja na Praia da Árvore”, sugeriu.

Ele disse que, caso a empresa insista em instalar a usina na Praia do Futuro, as operadoras de telefonia terão que transferir as conexões para outra praia, o que aumentaria o custo e a complexidade do serviço. “Ali [na Praia do Futuro] é a menor distância que liga todos os continentes e as marés são ideais [sem muita vibração nos cabos]. O custo é maior, teremos ainda de providenciar a conexão em terra entre esses dois terminais de cabos”, avaliou.

Educação

Demanda por cursos de inteligência artificial cresce 866% no Brasil em um ano

Relatório da Coursera revela alta demanda por inteligência artificial, com brasileiros focados no básico e baixa participação feminina no setor

Publicado

on

Imagem- Simulação

A busca por capacitação em inteligência artificial (IA) registrou um aumento expressivo de 866% no último ano, de acordo com um relatório divulgado pela Coursera. Essa competência se destaca como a mais procurada entre profissionais, estudantes e candidatos a emprego. No Brasil, porém, o foco ainda está em cursos básicos, como conceitos fundamentais de dados e introduções ao gerenciamento de projetos.

O levantamento da Coursera aponta que países emergentes, como Índia, Colômbia e México, lideram o interesse pela IA generativa, enquanto o Brasil aparece em uma posição inferior nesse ranking. Apesar do crescimento nas matrículas, especialistas avaliam que o país ainda precisa desenvolver estratégias para explorar todo o potencial dessa tecnologia.

Participação feminina na IA
Outro dado relevante do relatório é a baixa presença de mulheres no setor de IA. Apenas 28% das matrículas em cursos relacionados à IA generativa foram realizadas por mulheres.

Adicionalmente, o impacto da automação afeta desproporcionalmente as trabalhadoras: 79% das mulheres estão empregadas em funções suscetíveis à substituição por IA, comparado a 58% entre os homens. Essa disparidade reflete desafios históricos de equidade em áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

“A lacuna de gênero na área de STEM, que já era significativa, agora se torna mais evidente no campo da inteligência artificial. Apenas 22% dos profissionais de IA e ciência de dados são mulheres, o que representa um obstáculo não apenas para a inclusão social, mas também para a eficácia tecnológica”, avalia Marni Baker-Stein, diretora de conteúdo da Coursera.

O relatório sugere que iniciativas de educação inclusiva e capacitação tecnológica podem ser ferramentas importantes para superar essas desigualdades e preparar o Brasil para as transformações digitais em curso.

Continue lendo

Automobilismo

BYD Dolphin Plus recebe cinco estrelas no Latin NCAP e se torna o primeiro elétrico a alcançar a nota máxima

Com excelente desempenho em testes de segurança, o hatch da BYD se destaca pela proteção de ocupantes e sistemas avançados de assistência ao motorista

Publicado

on

BYD Dolphin Plus

O Latin NCAP, órgão responsável pela realização de testes de colisão com veículos novos comercializados na América Latina e no Caribe, divulgou os resultados de novos crash tests na manhã desta terça-feira (11). Entre os modelos avaliados, o hatch elétrico BYD Dolphin Plus se destacou, recebendo a nota máxima de cinco estrelas, tornando-se o primeiro carro da fabricante chinesa e também o primeiro modelo elétrico a conquistar essa classificação.

O programa de avaliação do Latin NCAP, que inclui a análise de diversos aspectos de segurança, destacou que o Dolphin Plus, versão mais potente do hatch chinês, obteve um desempenho impressionante. O modelo foi equipado com sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), que são oferecidos de série. Isso resultou em uma proteção de 92,6% para ocupantes adultos, 93,1% para crianças e 77% para pedestres. O desempenho do sistema ADAS foi de 85%.

O teste incluiu simulações de frenagem autônoma de emergência, tanto em áreas urbanas quanto rodoviárias, além de verificações no sistema de detecção de pontos cegos. O resultado geral foi altamente positivo, com o Dolphin Plus apresentando uma estrutura estável e proteção adequada para os ocupantes durante os impactos.



Apesar da alta avaliação, o Latin NCAP observou que algumas áreas ainda podem ser melhoradas no modelo, como a proteção passiva para pedestres, que poderia ser aprimorada, e o desempenho do alerta de saída de faixa (LSS), que não atingiu a pontuação ideal. Além disso, o modelo não conta com o Sistema de Sinalização de Auto Socorro (SAS) e o Assistente Inteligente de Velocidade (ISA) não obteve a pontuação necessária.

Importante frisar que o teste foi realizado com a versão Dolphin Plus, e os resultados não se aplicam às versões mais básicas do modelo, como o Dolphin Mini.

Continue lendo

Tecnologia

BNDES aprova R$ 200 milhões para desenvolvimento de “carro voador” da Embraer

Financiamento apoiará desenvolvimento de protótipo e testes de certificação do eVTOL

Publicado

on

Imagem divulgação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, nesta segunda-feira (2/12), a liberação de R$ 200 milhões para a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer responsável pelo desenvolvimento de um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, conhecido como eVTOL, popularmente chamado de “carro voador”.

O recurso será destinado à construção de protótipos e à realização de testes essenciais para a certificação da aeronave. O início da comercialização dependerá da conclusão dessas etapas.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já definiu os critérios finais de aeronavegabilidade para o eVTOL, incluindo normas sobre estrutura, sistemas de controle, propulsão e baterias, visando assegurar a segurança dos voos.

O eVTOL é uma aeronave 100% elétrica, projetada para revolucionar o transporte urbano. A Embraer tem investido na inovação, posicionando o Brasil como referência em mobilidade aérea sustentável.

Continue lendo

Popular

Copyright © 2020 O Panorama