Porque todas as vacinas não são administradas via oral?

Saiba os motivos

Vacina, nome que causa terror em muitas crianças e certo receio em alguns adultos. Afinal, o termo normalmente é ligado ao fato de receber a famosa injeção, ato bastante conhecido pela administração de determinado medicamento no corpo de uma pessoa através de uma seringa e agulha. 

Apesar de a picadinha ser incomoda, é de extrema importância  que as pessoas sigam o calendário de vacinação ou recorra a esta forma de medicação para combater um mal necessário.

No entanto, existem duas formas de tomar medicação, a via oral, que é ingerida e a aplicação da injeção. Mas qual a diferença entre às duas? Porque não só via oral, que é indolor

Antes de partimos para a diferença entre os dois modos de aplicação da medicação, vamos entender o que é vacina e como ela é feita. Confira!

As vacinas são uma substância constituída por agentes patógenos (vírus ou bactérias que causam doenças) vivos ou mortos.

Vacina

Estas possuem a função de estimular uma resposta imunológica do organismo, estimulando-o a produzir anticorpos sem ter contraído a doença previamente. No geral, as vacinas são seguras e causam poucas reações adversas, normalmente, leves e de curta duração.

As vacinas são produzidas em laboratórios através de organismos que causam uma determinada doença para qual se deseja desenvolver uma cura. Para confecção da vacina, os organismos são enfraquecidos, mortos ou é usado algum derivado deles. 

Como a vacina é feita?

Sendo assim, ao serem injetados na pessoa, o vírus não causará mais a doença. Contudo, ainda continuará a fazer com que as células do corpo humano desenvolva anticorpos.

Agora que você já sabe o que é a vacina e como estas são feitas, vamos entender porque existe a aplicação via oral e a injeção. 

Não existe segredo por detrás desta questão, a resposta é bem simples. Doenças que são contraídas pela ingestão de água ou de qualquer alimento que esteja contaminado, como o rotavírus e do vírus da pólio, a vacina é oral.

Não existe segredo por detrás desta questão, a resposta é bem simples. Doenças que são contraídas pela ingestão de água ou de qualquer alimento que esteja contaminado, como o rotavírus e do vírus da pólio, a vacina é oral.

Já no que diz respeito as doenças adquiridas pelo ar, como resfriados, catapora, sarampo, etc., a administração do medicamento deve ser feita por meio da injeção, tendo em vista a absorção pelo organismo ser maior e mais rápida. 

Textos Willian Netto Artes Brian Mendes / Nunes Lincenças Elements Programação Thiago