Confira algumas dicas de livros

Ler pode ser muito importante para melhorar o vocabulário e de quebra enriquecer culturalmente

O hábito de ler é considerado por muitos uma ótima forma de desenvolvimento pessoal e profissional, além disso, a leitura é uma das principais razões para a sofisticação do vocabulário e expansão de conhecimentos de um indivíduo.

No entanto, apesar dos vários benefícios que a leitura traz para o leitor, a prática ainda é considerada, especialmente pelos jovens, como chata e muita das vezes cansativa.

Segundo levantamento feito pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o país perdeu nos últimos quatro anos, mais de 4,6 milhões de leitores. De 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%.

Ainda de acordo com dados da pesquisa, o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. Em vista disso, O Panorama resolveu listar algumas dicas de livros para florescer o desejo pela leitura. Confira!

O romance é escrito pelo autor Charlie Donlea e é ideal para os fãs de um bom suspense. A história se passa na pequena cidade de Summit Lake, palco de um crime brutal, envolvendo a filha de um advogado rico e importante, Becca Eckersley.

A garota do lago

Para investigar o crime, uma jornalista, Kelsey Castle, vai até à cidade onde aconteceu a atrocidade e acaba desvendando vários segredos. A narrativa intercala passado e presente, o que dá um ar de mistério que instiga o leitor a continuar lendo.

A obra é de 1985 e ganhou grande repercussão nos dias atuais ao virar a famosa série The Handmaid’s Tale, lançada em 2017. Tanto no livro como na série, a história se passa em um futuro distópico, onde as mulheres perderam todos os seus direitos, incluindo o de ter um nome.

O conto de Aia

Os Estados Unidos não existem mais, dando lugar à República de Gilead, uma teocracia comandada por fundamentalistas cristãos. A leitura é incômoda e desconfortável, mas absolutamente necessária. Mas não se preocupe, 99,9%  de chance que o livro irá prender a sua atenção.

Este livro é um clássico. Escritor por  George Orwell, na obra, os animais da fazenda Granja do Solar se revoltam contra seu dono explorador e o expulsam do lugar, transformando-o na Granja dos Bichos.

A revolução dos bichos

O livro traz a tona os ideais de liberdade e democracia propostos pelos próprios animais. No entanto, com o tempo, esses ideais são distorcidos e logo os animais começam a explorar os seus iguais. E aí, isso te lembra algo? Vale a pena ler.

Este best-seller da história do Brasil se aventura em uma trilogia sobre o período mais infeliz da história do país: a escravidão. Para o autor, as discussões sobre a escravidão estão muito presentes no mundo acadêmico, mas precisam ultrapassar essa barreira.

Escravidão

O livro Escravidão possui uma escrita fluída e quase jornalística, o que aproxima as pessoas que desconhecem o tema do assunto. O primeiro livro da trilogia foi lançado em 2019 e fala desde o primeiro leilão de cativos que aconteceu em Portugal, em 1444, até a morte de Zumbi de Palmares, em 1695.

Ao contrário da grande maioria dos livros de autoajuda, que falam muito, mas pouco se pode extrair de fato, A Sutil Arte de Ligar o F*da-se chega para abalar as estruturas do leitor.

A sutil arte de ligar o f*da-se

O autor da obra, Mark Manson, busca convencer o leitor de que não é preciso sempre ser o melhor em tudo e  que o otimismo não é requisito obrigatório para uma vida mais feliz.

Se você está precisando dar uma chacoalhada nas suas ideias, esse livro é ideal. De uma forma leve e divertida, você vai descobrir que os gurus do pensamento positivo não estão 100% certo o tempo todo.

Por fim, este romance,  capaz de mudar a vida e a percepção de mundo de muitos leitores. O livro retrata a história de uma adolescente, Stella, que convive com uma doença crônica e segue a risca o tratamento médico.

A cinco passos de você

No entanto, a vida da jovem muda com a chegada de Will, que sofre da mesma doença, mas tem um pensamento um pouco diferente do dela. Por conta da fibrose cística, os dois precisam ficar a cinco passos um do outro, mas isso não os impede de se apaixonarem. Não vale chorar, hein! Boa leitura!

Textos Willian Netto Artes Brian Mendes / Nunes Lincenças Elements Programação Thiago