A varejista Americanas, que entrou em recuperação judicial em janeiro deste ano, anunciou nesta quinta-feira (7) que demitiu 5.526 funcionários na última semana de novembro e início de dezembro. Com isso, a empresa terminou o período com 33.861 trabalhadores ativos, uma redução de 14% em relação ao começo do ano.
Segundo o documento regulatório divulgado pela companhia, as demissões envolveram 306 desligamentos voluntários e 4.876 términos de contratos temporários. Por outro lado, a empresa contratou 359 novos funcionários no mesmo período.
A Americanas explicou, em nota, que a maior parte das dispensas (88%) se referia a funcionários temporários contratados para atender à demanda da Black Friday, a maior data do varejo online. A empresa afirmou que segue a sazonalidade do mercado e que o número de desligamentos está em linha com os períodos anteriores à recuperação judicial.
Para se preparar para o Natal, outra data importante para o setor, a Americanas informou que abriu 7 mil vagas temporárias nesta semana. A empresa espera recuperar parte das vendas perdidas durante a crise e sair da recuperação judicial em breve.