conecte-se conosco

Celebridades

Aniversariante: veja 5 momentos da carreira de Mauricio de Sousa

Maurício de Sousa completa 85 anos nesta terça-feira (27). O pai da Turma da Mônica já publicou 1,2 bilhão de revistas e não pretende parar tão cedo

Mauricio de Sousa completa 85 anos
Foto: divulgação

O cartunista Mauricio de Sousa completa 85 anos nesta terça-feira (27). Do mais novo ao mais velho, grande parte dos brasileiros sabe quem é o gênio dos gibis. Conhecido por sua obra prima: A Turma da Mônica, o ilustrador teve como primeiro personagem o cachorro Bidu, publicado no jornal Folha da Manhã em 18 de julho de 1959. Ao seu lado estavam o dono, Franjinha e seu colegas Titi, Jeremias e Manezinho.

A inspiração para a Turma do limoeiro veio depois, baseada nas personalidades de seus 10 filhos. Com mais de 1,2 bilhão de revistas publicadas, já é considerado o maior formador de leitores do Brasil e, por isso, entrou para a Academia Paulista de Letras. 

De lá para cá, muitos eventos marcaram a trajetória do paulista de Santa Isabel. Hoje, em homenagem aos 85 anos do ilustrador que marcou, e ainda marca, tantas infâncias, apresentamos aqui cinco momentos da carreira de Mauricio de Sousa. 

1. Rejeitado na Folha de S. Paulo 

Maurício de Sousa completa 85 anos nesta terça-feira (27). O pai da Turma da Mônica já publicou 1,2 bilhão de revistas e não pretende parar tão cedo.
Mauricio de Sousa em seus dias como repórter da Folha da Manhã. Foto: Arquivo Pessoal

No início de sua carreira, Mauricio decidiu tentar a vida na capital paulista. Ao procurar emprego como ilustrador na Folha de S. Paulo, foi recebido friamente pelo Diretor de Arte da época que pediu que ele desistisse das ilustrações, pois desenho não daria futuro para ninguém. 

Em 1954, acabou se tornando repórter policial no jornal Folha da Manhã e afirma que, para vencer a timidez e entrar no ‘personagem’ repórter, usava chapéu e sobretudo quando realizava as coberturas. Em 1959, sua primeira tirinha foi publicada nesse mesmo jornal e, desde então, Mauricio é reconhecido por seu excelente trabalho enquanto ilustrador e contador de histórias. 

2. Nascimento da primeira filha

Maurício de Sousa completa 85 anos nesta terça-feira (27). O pai da Turma da Mônica já publicou 1,2 bilhão de revistas e não pretende parar tão cedo.
Maurício de Sousa com suas 3 primeiras filhas, Mariângela, Mônica e Magali. Foto: Arquivo Pessoal.

Os fãs já devem saber que os principais personagens da Turma da Mônica são inspirados nos dez filhos de Mauricio. Por isso, em mais de uma entrevista, ele disse considerar o nascimento de sua primeira, Mariângela de Sousa, um momento importante de sua vida pessoal e profissional. Segundo o ilustrador, os filhos o ensinaram tudo o que precisava saber para escrever as historinhas e roteiros.  

3. Revistas no Brasil e no mundo 

Maurício de Sousa completa 85 anos nesta terça-feira (27). O pai da Turma da Mônica já publicou 1,2 bilhão de revistas e não pretende parar tão cedo.
Imagem: divulgação
Maurício de Sousa completa 85 anos nesta terça-feira (27). O pai da Turma da Mônica já publicou 1,2 bilhão de revistas e não pretende parar tão cedo.
Imagem: divulgação

Se engana quem pensa que o sucesso da Turma da Mônica ficou só no Brasil. Os gibis já ganharam a China, que se interessou no material para ajudar na alfabetização das crianças chinesas. Depois dessa entrada, a Mauricio de Sousa Produções foi procurada também para desenvolver livros, material para TV e tiras de jornais. 

As ilustrações já receberam inclusive propostas de um grupo árabe para investir 1,8 bilhão de reais, mas, segundo Mauricio, não era o momento certo. Em 2020, as histórias da Turma da Mônica são traduzidas para 32 idiomas, e estão presentes em cerca de 50 países.

4. Lançamento da Turma da Mônica Jovem

Maurício de Sousa completa 85 anos nesta terça-feira (27). O pai da Turma da Mônica já publicou 1,2 bilhão de revistas e não pretende parar tão cedo.
Capa da primeira edição da Turma da Mônica Jovem (Agosto de 2008). Imagem: divulgação

Quando se pensava que a Turminha do Bairro do Limoeiro não tinha mais nenhuma história nova, foram lançadas as revistas da Turma da Mônica Jovem. Em agosto de 2008, foi publicada a primeira edição dessa série que traz os tradicionais personagens da Turma da Mônica, agora em versões adolescentes, sete anos à frente da original. 

A linguagem das publicações precisou ser reestruturada também e remete aos mangás japoneses e histórias que buscam entreter o público pré-adolescente. Com edições que já chegaram a superar 500 mil exemplares, é uma das séries de histórias em quadrinhos mais vendidas no mundo. Em janeiro de 2019, a história passou a ser publicada nos Estados Unidos pela editora Papercutz, com o título “Monica Adventures”.

5. Presença nas redes sociais 

Após passar dos gibis para o desenho animado e do desenho para o cinema, a Turma da Mônica evoluiu para as redes sociais. O perfil @TurmadaMonica republica e interage com memes relacionados aos personagens e tem um vocabulário jovem, apropriado à rede. Um exemplo disso é a referência feita em um dos tweets do perfil à Cabeleira Negra, vilã do filme Turma da Mônica em Uma Aventura No Tempo, em paralelo ao meme da Cabeleireira Leila.

Clique para comentar

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Christina Aguilera revela estar trabalhando em dois novos álbuns

Em matéria para a revista Health, a cantora fala sobre seus próximos trabalhos

Publicado

on

Foto: Coliena Rentmeester

Christina Aguilera estampa a capa da Health Magazine do mês de maio. Em entrevista para a revista americana, a diva pop de 40 anos fala sobre confiança e como lidar com as inseguranças aos olhos do público.

Foto: Coliena Rentmeester

“Eu nunca voltaria aos meus 20 anos. Você está tão em sua própria cabeça e encontrando sua confiança. À medida que envelhece, você para de se comparar a outras pessoas e começa a valorizar seu próprio corpo. Você entra em si e encontra sua confiança”

Christina ainda fala como precisou se adaptar com as mudanças da indústria da música, e também contou que está trabalhando simultaneamente em dois álbuns, um em inglês e outro em espanhol.

Foto: Coliena Rentmeester

“Estou a meses de qualquer coisa ser anunciada. Estou trabalhando simultaneamente no meu disco em inglês e no seguimento do meu álbum de estreia em espanhol – cerca de 20 anos atrasado”.

Ainda não se sabe qual a data de estreia dos novos projetos de Christina, contudo a artista revelou em uma entrevista para a Amazon Prime que o seu segundo álbum em espanhol chega ainda em 2021.

Continue lendo

Celebridades

Michael B Jordan assume namoro com Lori Harvey; internet sente ciúme

Após ser considerado o homem mais sexy do mundo em 2020, a modelo Lori Harvey parece ter desbancado o sonho de muitas pretendentes de Jordan

Publicado

on

Michael B Jordan assume namoro
Foto: Reprodução/Instagram

Os fãs do ator Michael B Jordan acordaram nesta segunda-feira (11) com uma novidade: o astro de ‘Creed’ e ‘Pantera Negra’ assumiu namoro com a modelo Lori Harvey, filha do apresentador Steve Harvey. Os rumores da união teve início ainda em novembro quando o casal foi visto ao desembarcar de um avião em Atlanta.

Em publicação no instagram, as celebridades posaram para fotos apaixonadas e em clima sensual. Envoltos por um ambiente meia-luz, Jordan e Harvey trocaram olhares no registro. As fotos apenas instigaram a novidade, já que não houve nenhuma palavra apaixonada na legenda por parte do ator. A modelo, no entanto, se conteve a um emoji de coração marrom na descrição.

Coração partido

Eleito pela revista ‘People’ o homem mais sexy do mundo em 2020, nas redes sociais, o sonho de emplacar um romance com Jordan foi por água abaixo. “Quando eu fico solteira o Michael B jordan aparece namorando. O destino escreve por linhas tortas mesmo. Não tem problema”, escreveu uma internauta.

O título

O título de homem mais sexy do mundo foi concedido a Michael B. Jordan pela ‘People’ em novembro de 2020. Na ocasião, o ator celebrou a conquista em publicação no instagram. “Minha avó está me olhando lá de cima e falando: ‘este é meu bebê’”, brincou.

Em entrevista à revista, Jordan ainda revelou ao público o apreço de longa data da família pelas publicações do veículo de comunicação. “Quando minha avó era viva, era algo que ela colecionava, e naturalmente minha mãe lia muito, assim como minhas tias. Esta será uma que elas colocarão em um lugar especial”, disse.

Segundo Michael B. Jordan, as pessoas ao redor dele eram descrentes quanto ao título. “É uma sensação muito boa. Todo mundo sempre fez essa piada: ‘Mike, essa é uma coisa que você provavelmente não vai conseguir’, contou.

Após a consagração do cantor John Legend e do ator Idris Elba, em 2019 e 2018, Jordan reconheceu o lugar alcançado.

“Esse é um bom clube para se fazer parte”.

Continue lendo

Celebridades

Marcelo D2 testa positivo para a covid-19 e segue em isolamento

O músico afirmou ser assintomático e segue em isolamento social com a esposa, Luiza Machado, também diagnosticada com o vírus

Publicado

on

Marcelo D2 testa positivo para a covid-19
Foto: Reprodução/Twitter

Por meio das redes sociais, o músico Marcelo D2 informou no último sábado (9) diagnóstico positivo para a covid-19. Sem sintomas, o rapper segue em isolamento social com a esposa, Luiza Machado, também diagnosticada com o vírus.

Segundo D2, o conhecimento sobre a doença foi tardio, já que se declarou assintomático. O quadro de Luiza também não é grave e segue para o 14º dia de infecção nesta segunda-feira (11).

“Eu só soube depois e foi assintomático. Luiza já está no 12º dia. Está bem, mas resolvemos ficar isolados mais uns dias”, anunciou.

Marcelo D2 cancela compromisso semanal

Após o positivo, o músico decidiu cancelar a live semanal “Almoço dos cria” onde interage com o público ao cozinhar. “Rapaziada acostumada com nosso ALMOÇO DOS CRIA aos sábados hoje não teremos. Infelizmente Luiza e eu pegamos COVID”, escreveu.

Continue lendo

Popular