conecte-se conosco

Celebridades

Aniversariante: veja 5 momentos da carreira de Mauricio de Sousa

Maurício de Sousa completa 85 anos nesta terça-feira (27). O pai da Turma da Mônica já publicou 1,2 bilhão de revistas e não pretende parar tão cedo

Mauricio de Sousa completa 85 anos
Foto: divulgação

O cartunista Mauricio de Sousa completa 85 anos nesta terça-feira (27). Do mais novo ao mais velho, grande parte dos brasileiros sabe quem é o gênio dos gibis. Conhecido por sua obra prima: A Turma da Mônica, o ilustrador teve como primeiro personagem o cachorro Bidu, publicado no jornal Folha da Manhã em 18 de julho de 1959. Ao seu lado estavam o dono, Franjinha e seu colegas Titi, Jeremias e Manezinho.

A inspiração para a Turma do limoeiro veio depois, baseada nas personalidades de seus 10 filhos. Com mais de 1,2 bilhão de revistas publicadas, já é considerado o maior formador de leitores do Brasil e, por isso, entrou para a Academia Paulista de Letras. 

De lá para cá, muitos eventos marcaram a trajetória do paulista de Santa Isabel. Hoje, em homenagem aos 85 anos do ilustrador que marcou, e ainda marca, tantas infâncias, apresentamos aqui cinco momentos da carreira de Mauricio de Sousa. 

1. Rejeitado na Folha de S. Paulo 

Maurício de Sousa completa 85 anos nesta terça-feira (27). O pai da Turma da Mônica já publicou 1,2 bilhão de revistas e não pretende parar tão cedo.
Mauricio de Sousa em seus dias como repórter da Folha da Manhã. Foto: Arquivo Pessoal

No início de sua carreira, Mauricio decidiu tentar a vida na capital paulista. Ao procurar emprego como ilustrador na Folha de S. Paulo, foi recebido friamente pelo Diretor de Arte da época que pediu que ele desistisse das ilustrações, pois desenho não daria futuro para ninguém. 

Em 1954, acabou se tornando repórter policial no jornal Folha da Manhã e afirma que, para vencer a timidez e entrar no ‘personagem’ repórter, usava chapéu e sobretudo quando realizava as coberturas. Em 1959, sua primeira tirinha foi publicada nesse mesmo jornal e, desde então, Mauricio é reconhecido por seu excelente trabalho enquanto ilustrador e contador de histórias. 

2. Nascimento da primeira filha

Maurício de Sousa completa 85 anos nesta terça-feira (27). O pai da Turma da Mônica já publicou 1,2 bilhão de revistas e não pretende parar tão cedo.
Maurício de Sousa com suas 3 primeiras filhas, Mariângela, Mônica e Magali. Foto: Arquivo Pessoal.

Os fãs já devem saber que os principais personagens da Turma da Mônica são inspirados nos dez filhos de Mauricio. Por isso, em mais de uma entrevista, ele disse considerar o nascimento de sua primeira, Mariângela de Sousa, um momento importante de sua vida pessoal e profissional. Segundo o ilustrador, os filhos o ensinaram tudo o que precisava saber para escrever as historinhas e roteiros.  

3. Revistas no Brasil e no mundo 

Maurício de Sousa completa 85 anos nesta terça-feira (27). O pai da Turma da Mônica já publicou 1,2 bilhão de revistas e não pretende parar tão cedo.
Imagem: divulgação
Maurício de Sousa completa 85 anos nesta terça-feira (27). O pai da Turma da Mônica já publicou 1,2 bilhão de revistas e não pretende parar tão cedo.
Imagem: divulgação

Se engana quem pensa que o sucesso da Turma da Mônica ficou só no Brasil. Os gibis já ganharam a China, que se interessou no material para ajudar na alfabetização das crianças chinesas. Depois dessa entrada, a Mauricio de Sousa Produções foi procurada também para desenvolver livros, material para TV e tiras de jornais. 

As ilustrações já receberam inclusive propostas de um grupo árabe para investir 1,8 bilhão de reais, mas, segundo Mauricio, não era o momento certo. Em 2020, as histórias da Turma da Mônica são traduzidas para 32 idiomas, e estão presentes em cerca de 50 países.

4. Lançamento da Turma da Mônica Jovem

Maurício de Sousa completa 85 anos nesta terça-feira (27). O pai da Turma da Mônica já publicou 1,2 bilhão de revistas e não pretende parar tão cedo.
Capa da primeira edição da Turma da Mônica Jovem (Agosto de 2008). Imagem: divulgação

Quando se pensava que a Turminha do Bairro do Limoeiro não tinha mais nenhuma história nova, foram lançadas as revistas da Turma da Mônica Jovem. Em agosto de 2008, foi publicada a primeira edição dessa série que traz os tradicionais personagens da Turma da Mônica, agora em versões adolescentes, sete anos à frente da original. 

A linguagem das publicações precisou ser reestruturada também e remete aos mangás japoneses e histórias que buscam entreter o público pré-adolescente. Com edições que já chegaram a superar 500 mil exemplares, é uma das séries de histórias em quadrinhos mais vendidas no mundo. Em janeiro de 2019, a história passou a ser publicada nos Estados Unidos pela editora Papercutz, com o título “Monica Adventures”.

5. Presença nas redes sociais 

Após passar dos gibis para o desenho animado e do desenho para o cinema, a Turma da Mônica evoluiu para as redes sociais. O perfil @TurmadaMonica republica e interage com memes relacionados aos personagens e tem um vocabulário jovem, apropriado à rede. Um exemplo disso é a referência feita em um dos tweets do perfil à Cabeleira Negra, vilã do filme Turma da Mônica em Uma Aventura No Tempo, em paralelo ao meme da Cabeleireira Leila.

Clique para comentar

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Nego do Borel é indiciado por violência doméstica contra ex-namorada

As agressões aconteceram em 2015, contra a assessora de imprensa Swellen Sauer.

Publicado

on

Foto: Reprodução/ Instagram

O cantor Leno Maycon Viana Gomes, conhecido como Nego do Borel, foi indiciado pelo crime de violência doméstica contra a ex-namorada, a assessora de imprensa Swellen Sauer. A decisão veio pela delegada Giselle do Espírito Santo, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jacarepaguá. O cantor irá responder pelo crime de lesão corporal no âmbito da violência doméstica praticada contra Swellen.

As investigações da Delegacia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, foram concluídas nesta terça-feira (20), mostraram que a jovem sofreu diversas violências do artista, que teria apresentado com ela o mesmo comportamento que teve com outra companheira, a atriz e modelo Maria Eduarda Reis Barreiro, conhecida como Duda Reis.

O inquérito foi instaurado após Duda Reis, usar as redes sociais para relatar violências sofridas durante seu relacionamento com o cantor. Na ocasião, a atriz narrou episódios de abuso e de agressões e acusou o rapaz de estupro de vulnerável, ameaça, injúria, lesão corporal, além de alegar que contraiu HPV (infecção transmitida através do ato sexual), em decorrência de relações extra-conjugais mantidas por Nego durante o período em que estavam juntos. 

Após as denúncias virem à tona, Swellen Sauer também usou as redes sociais para contar ter sido vítima de episódios de violência provocados por Nego do Borel. A assessora relatou um soco dado por ele em sua costela numa boate e ainda uma tentativa de enforcamento com um carregador de celular, à época em que namoravam, em 2015.

“Passei por situações constrangedoras! Uma vez ele deu um soco na minha costela dentro de uma boate na Barra da Tijuca, onde eu tinha ido para uma gravação do clipe do Mc Tikão, que eu também assessorava. Me sentia dependente daquela relação por muitos motivos. Eu amava a família dele, meus pais moravam em outra cidade e eu me sentia acolhida no lar dele. Subia o morro feliz! Passei por tudo o que todas passaram, mas sem o glamour que elas usufruíram. Desde o dia em que aceitei namorar com ele, no dia da morte do MC Daleste, eu já sabia como seria o final”, disse Swellen.

Também em seu perfil, o cantor negou as acusações das ex-companheiras e repudiou qualquer violência de homens contra mulheres e chegou a registrar uma ocorrência contra Duda Reis, na qual diz estar sendo vítima de acusações mentirosas por parte da atriz, com quem havia terminado recentemente. O caso ganhou repercussão na internet em janeiro de 2020.

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre-se de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Continue lendo

Celebridades

Mamães 2021: conheça 4 famosas que deram à luz neste ano

Bianca Andrade, Halsey e Virgínia Fonseca são algumas das celebridades que se tornaram mães neste ano de 2021.

Publicado

on

Estes quase dois anos de pandemia, foram marcados por muitos momentos difíceis. No entanto, em meio a tantas mudanças e incertezas, um fato curioso chamou atenção, a quantidade de celebridades que se tornaram papais e mamães em meio a pandemia. 

Anônimas ou famosas, muitas mulheres puderam vivenciar a maternidade nesse período. Entre elas, Nathalia Dill, Meghan Markle, Ashley Tisdale,  Emma Stone, Simone da dupla com Simaria, Hillary Duff, Andréia Sadi e muitas outras.

A lista está longe de acabar, por isso, separamos 4 celebridades que se tornaram mamães agora em 2021 e que compartilharam momentos tão especiais como a gestação e o nascimento dos nenéns com os fãs através das redes sociais. Confira!

1- Hasley 

Foto: Reprodução/ Instagram

A cantora anunciou o nascimento do seu primeiro filho, Ender Ridley, nesta segunda-feira (19). Ainda no hospital, a norte-americana publicou uma foto com o babê e o namorado Alev Aydin em seu perfil no Instagram. “Gratidão. Pelo mais ‘raro’ e eufórico nascimento. Empoderado de amor. Ender Ridley Aydin. 14 de julho de 2021”, legendou Halsey. A gravidez foi anunciada em janeiro pela cantora e o bebê nasceu dentro do prazo previsto.

2- Bianca Andrade

Foto: Reprodução/ Instagram

Quem também se tornou mãe recentemente foi a  influenciadora digital Bianca, conhecida como Boca Rosa. Com 51 cm e 3,7kg, o Cris nasceu no dia 15 de julho após 20 horas de trabalho de parto. Para anunciar a novidade, tanto a influencer quanto o namorado, Fred, fizeram um post juntinhos com o neném no Instagram. “Ele é tão lindo, gente! Completamente apaixonada.. Já já volto pra contar mais!”, escreveu a influencer ao anunciar o nascimento. 

3- Bia Feres

Foto: Reprodução/ Instagram

Com parto normal, a atleta deu à Luz ao baby Isaac no dia 07 de julho. O neném nasceu com 3,740kg e para anunciar a novidade, a mamãe postou uma foto ao lado do filho e do marido no perfil que divide com sua irmã gêmea, Branca Feres. 

4- Virginia Fonseca 

Foto: Reprodução/ Instagram

A primeira filha do casal Virgínia e Zé Felipe, Maria Alice, nasceu no dia 30 de maio. A novidade foi anunciada pela própria mãe, que publicou em seus stories uma foto na maternidade. “Elas nasceu”, disse Virgínia na legenda.

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre-se de checar e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Continue lendo

Celebridades

Morre aos 90 anos, vô Nelson Miolaro, conhecido como vovô TikTok

A informação foi confirmada pela família de Nelson em post no Instagram.

Publicado

on

Foto: Reprodução/ Instagram

Nelson Miolaro, conhecido como “Vovô TikTok”, faleceu nesta quinta-feira (15), aos 90 anos. O personagem, que ganhou fama nas redes sociais com conteúdos fofos e engraçados, não resistiu às complicações após sofrer um acidente doméstico há uma semana. Junto com a esposa, vovó Nair, Nelson somava 2,7 milhões de seguidores no Instagram e 7 milhões na rede TikTok. 

Por meio de um post no Instagram foi informado que na última quinta-feira (8), vô Nelson sofreu uma queda no banheiro e acabou fraturando a cabeça do fêmur. Passou por uma cirurgia no sábado  mas infelizmente, alguns dias depois teve complicações nos rins, pois estavam sobrecarregados por conta de anestesia e medicamentos. A informação do falecimento foi confirmada pela família de Nelson em post.

“Chegou o momento o qual não queríamos que chegasse nunca, o momento de dizer o adeus a alguém que sempre conhecemos cheio de vida e energia. É com muita tristeza que comunicamos o adeus ao sorriso mais charmoso, a voz mais doce cantarolante e a postura mais elegante. Uma nova estrela, radiante, com um brilho sem igual o céu ganhou. Não vamos encarar a morte como um ponto final, porque quem é amado de verdade jamais morre e você foi, é e sempre será amado por todos nós, como marido, pai, avô, bisavô, como o nosso personagem favorito: ‘Vovô TikTok’”, diz o texto.

Casados há 67 anos, e residentes em São Bernardo do Campo (SP), o casal Nair e Nelson construíram uma família com três filhos, cinco netos e um bisneto. A ideia de criar os vídeos que viralizaram nas redes sociais veio de uma das netas do casal e a primeira gravação aconteceu em junho de 2020. 


Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre-se de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Continue lendo

Popular