Cursos e Vagas

Ano letivo de 2021 da rede pública de ensino terá aula aos sábados

Comunidade escolar teve duas opções de propostas que foram votadas por meio de formulário no site

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

Após ofertar opções para a comunidade escolher o formato do ano letivo de 2021, a Secretaria de Educação divulgou como será o próximo calendário escolar. Dessa forma, os 200 dias letivos serão todos cursados no próximo ano, com as aulas começando em 8 de março e com fim previsto em 22 de dezembro.

Para comportar todos os dias letivos previstos em lei, as escolas terão aulas durante 11 sábados do ano. Dessas, oito serão aulas de acordo com a opção de cada instituição escolar. Contudo, em três datas (13 de março, 29 de maio e 23 de outubro), a Secretaria de Educação reservou para conteúdo eletivo remoto, com práticas pedagógicas da unidade. De acordo com a opção escolhida, o recesso escolar será de 17 de julho a 1º de agosto.

O ano letivo de 2020 teve início em 10 de fevereiro, mas teve as aulas suspensas como medida de prevenção à disseminação do coronavírus em 12 de março. Em 13 de julho, o ano letivo voltou com o ensino à distância e o encerramento será no dia 28 de janeiro de 2021.

Votação

Visando uma maior integração entre a comunidade escolar e a Secretaria de Educação, a pasta resolveu lançar a consulta pública. Ao todo, foram mais de 15.000 votos de pais e alunos. A proposta vencedora foi a A.

“A consulta ocorreu entre os dias 8 e 10/12, no site da própria Secretaria. No total, foram contabilizados 15.280 votos. Havia duas propostas em votação. A vencedora obteve 67,8%. A SEEDF deu ampla divulgação do período de votação para que a população pudesse participar do processo de maneira democrática”, diz trecho do comunicado.

A Secretaria disponibilizou um formulário no site para que os pais de alunos, os próprios estudantes e pessoas interessadas votassem na melhor proposta. As duas opções tinham como início das aulas em 8 de março. Contudo, as atividades ao longo do ano eram diferentes, bem como a data prevista para fechar o ano letivo de 2021. As duas propostas respeitaram o período de 200 dias letivos, previsto em lei.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile