A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última quarta-feira (30) novas normas que estabelecem imagens e mensagens de advertência para embalagens, expositores e mostruários de produtos fumígenos derivados do tabaco. As fabricantes terão um prazo de um ano para se adaptar às novas advertências, que se tornarão obrigatórias a partir de 2 de novembro de 2025.
As alterações visam promover a conscientização e alertar a população sobre os malefícios do uso de produtos derivados do tabaco. O Brasil foi um dos pioneiros na adoção de imagens de advertência nas embalagens, começando em 2001, após recomendações da Comissão Nacional para Controle do Tabaco e discussões na Assembleia Mundial da Saúde em 2000. Desde então, as imagens e mensagens de advertência passaram por quatro atualizações, em 2001, 2003, 2008 e 2017.
Segundo a Anvisa, o consumo de tabaco e a exposição ao fumo passivo são responsáveis por cerca de 156 mil mortes anualmente no Brasil, além de causarem aproximadamente 50 doenças, incluindo câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares. A atualização das advertências é uma estratégia contínua para aumentar a efetividade dos alertas e reduzir o impacto do tabagismo na saúde pública.