O caso envolvendo Simone Mendes e a caracterização controversa de blackface tem gerado repercussão. A participação da cantora no programa “Hora do Faro”, apresentado por Rodrigo Faro na Record TV, foi cancelada após a chamada do quadro receber críticas negativas. O segmento gravado pela artista seria exibido no último domingo (14), Dia das Mães, mas foi retirado do ar de última hora pela emissora.
Segundo informações do colunista Sandro Nascimento, do site Na Telinha, a proposta de caracterização de Simone teria sido feita pela produção de Rodrigo Faro. A reação negativa a uma das cenas do quadro, intitulado “Funcionário Famoso”, teria deixado a cantora surpresa, e sua equipe imediatamente solicitou que a emissora não exibisse as imagens.
No quadro “Funcionário Famoso”, Rodrigo Faro acompanha uma celebridade que se disfarça, assume uma nova profissão e surpreende seus fãs. A premissa principal é que o artista trabalhe com um admirador sem ser reconhecido. Para essa edição, Simone Mendes se caracterizou como uma organizadora de eventos, utilizando uma peruca e maquiagem mais escura do que seu tom de pele. Após não ser exibido, o quadro com Simone foi substituído por uma reportagem sobre o Dia das Mães realizada em 2019.
Nas redes sociais, a Record TV recebeu duras críticas de internautas. “Em 2023, a Record teve a brilhante ideia de pintar a Simone desse jeito… Sinceramente”, escreveu uma pessoa. “Não há nenhuma justificativa ou relação com Simone. É literalmente mais um caso de blackface por parte de Rodrigo Faro”, afirmou outra usuário.