A Apple anunciou nesta terça-feira (19) uma novidade que facilita a vida dos comerciantes brasileiros. Com o recurso Tap to Pay, eles podem receber pagamentos por aproximação usando apenas o iPhone e um aplicativo compatível, sem precisar de maquininhas de cartão ou outros dispositivos.
O Tap to Pay usa a tecnologia NFC para transformar o celular do vendedor em um terminal de pagamento seguro, que aceita Apple Pay e outros métodos de pagamento por aproximação, como cartões de débito e crédito ou carteiras digitais. Os dados dos clientes são criptografados e processados pelo Elemento Seguro, a mesma plataforma que garante a segurança do Apple Pay.
Para usar o recurso, basta ter um iPhone XS ou superior com a versão mais recente do iOS e um aplicativo parceiro da Apple. Por enquanto, o único app disponível é o da CloudWalk, mas em breve outros apps e plataformas de pagamento também serão compatíveis, incluindo Granito, Nubank, Stone e SumUp. Eles aceitarão cartões das bandeiras American Express, Mastercard e Visa.
O procedimento é simples: ao finalizar a venda, o comerciante pede ao cliente que aproxime seu iPhone ou Apple Watch do iPhone do vendedor e confirme o pagamento com o Face ID, Touch ID ou senha. O Tap to Pay já funciona nos Estados Unidos desde o ano passado e agora chega ao Brasil para facilitar as transações comerciais.
Os desenvolvedores de apps também podem integrar o Tap to Pay em suas plataformas de pagamento usando as ferramentas disponíveis no site para desenvolvedores da Apple. Assim, eles podem oferecer uma solução prática e segura para os seus usuários.