Distrito Federal

Artesãos de feira em Samambaia ganham site para venda de produtos

140 expositores comercializam suas mercadorias desde o dia 21 de dezembro na Primeira Avenida Norte de Samambaia

Publicado

on

Produtos dos artesãos serão catalogados para um site que será lançado neste semestre | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A Feira de Artesanato de Samambaia (Exposam) ainda não terminou, mas já rendeu para os 140 artesãos que participam da mostra benefícios que vão além dos ganhos financeiros imediatos com a venda dos produtos. Um deles é o aumento de 15 dias no funcionamento da feira, que agora vai até o dia 30 de março. O segundo é a criação, ainda no primeiro semestre deste ano, de um site onde os produtos de todos participantes serão postos à venda.

O projeto da Exposam, que funciona de segunda a sábado no Canteiro Central da Primeira Avenida Norte, entre as quadras 208/408, em frente ao Banco do Brasil, contou com R$ 120 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

“O balanço da realização do evento é muito positivo. Foi uma grande oportunidade para os artesãos venderem seus produtos, pois o lugar da exposição é de grande circulação de pessoas. As vendas foram boas durante o período de festas de final do ano e também no Carnaval. Agora, vamos catalogar os produtos de todos os expositores e fazer um site de e-commerce para eles possam vender suas mercadorias também na internet”, disse Jadiel Telles, produtor executivo da feira.

De acordo com Jadiel, a maior parte dos produtos oferecidos eram crochês, velas e sabonetes artesanais, licores e arranjos de plantas. O evento conta, ainda, às sextas-feiras, a partir das 19h30, com programação musical gratuita, com apresentações de artistas locais de diversos estilos musicais, como Seu Roque Tupinambá, da Banda Duende Blues, Seu Osvaldo e Daran e Banda.

O organizador do evento, Demontiez Marques, disse que, devido à grande quantidade de expositores, eles foram divididos em dois grupos, um dos quais participa da feira às segundas, quartas e sextas e o outro às terças, quintas e sábados. “A importância da Exposam é fortalecer o artesanato, incrementar o turismo na região, proporcionar lazer aos moradores da cidade, além de ser uma forma de inclusão social”, explicou Demontiez.

O organizador disse, ainda, que a Feira de Artesanato mudou o cenário da área comercial de Samambaia. Ao longo da ciclovia da cidade, as barracas dos artesãos formam um longo túnel com diversos produtos de artistas de Samambaia, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e outras regiões administrativas do DF.

Por: Agência Brasília

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile