A seleção brasileira feminina de futebol estreou com uma goleada histórica na Copa do Mundo da Austrália. Com uma atuação de gala da atacante Ary Borges, autora de três gols e uma assistência, o Brasil não deu chances ao Panamá e venceu por 4 a 0, neste domingo (23), no estádio Hindmarsh. Bia Zaneratto completou o placar para a equipe comandada por Pia Sundhage, que lidera o Grupo F com três pontos.
O Brasil mostrou sua superioridade desde o início da partida, com um meio de campo povoado e muita movimentação das atacantes. Bia Zaneratto, que atuou como falsa 9, abria espaços para as infiltrações de Debinha e Adriana, enquanto Tamires era uma válvula de escape pela esquerda. Luana fazia a marcação alta e recuperava a bola com facilidade, dando tranquilidade para a defesa brasileira.
O primeiro gol saiu aos 19 minutos, após uma bela jogada de Debinha pela esquerda. A camisa 9 cruzou na medida para Ary Borges, que apareceu livre na segunda trave e cabeceou no chão, sem chances para a goleira Bailey. Aos 39’, Ary Borges ampliou, aproveitando o rebote de uma cabeçada sua que foi defendida pela arqueira panamenha, após um cruzamento de Tamires.
Na segunda etapa, o Brasil manteve o ritmo e marcou mais dois gols em 25 minutos. Aos 3’, Debinha tabelou com Adriana e cruzou rasteiro para Ary Borges, que mostrou generosidade e tocou de calcanhar para Bia Zaneratto empurrar para o gol vazio. Aos 25’, Ary Borges fez seu terceiro gol na partida, completando de cabeça mais um cruzamento vindo da esquerda, dessa vez de Geyse.
Com a vitória assegurada, Pia Sundhage promoveu algumas substituições e proporcionou um momento emocionante para os torcedores: a entrada da Rainha Marta. A craque seis vezes eleita a melhor do mundo entrou aos 29 minutos do segundo tempo e quase marcou em uma cobrança de falta que passou raspando a trave.
O Brasil volta a campo no próximo sábado (29), às 7h (de Brasília), para enfrentar a França, uma das favoritas ao título mundial, no estádio Brisbane. O Panamá tentará se recuperar contra a Jamaica, no mesmo dia, às 9h30, no estádio Perth Oval.