Economia

Atividades turísticas crescem 14,8% em fevereiro 

Setor está 1,9% acima do patamar pré-pandemia

Publicado

on

Rovena Rosa/Agência Brasil


A atividade turística no Brasil vem apresentando um significativo crescimento. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento de 14,8% nas atividades turísticas em fevereiro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, o setor está 1,9% acima do patamar pré-pandemia, segundo o Ministério do Turismo.

A Pesquisa Mensal de Serviços mostra que doze estados brasileiros tiveram avanço significativo nos serviços turísticos em fevereiro deste ano, em relação ao ano passado. São Paulo lidera o ranking com um aumento de 12,5%, seguido por Minas Gerais (25,2%), Rio de Janeiro (12,4%), Bahia (20,2%), Paraná (23%) e Santa Catarina (23,9%).

Ainda segundo a pesquisa, o acumulado de 2023 apresenta um aumento de 5,5%, o que representa uma expansão turística de 13,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse impulso se deve à receita gerada por empresas dos ramos de locação de automóveis, restaurantes, hotéis, agências de viagens, transporte rodoviário coletivo de passageiros e serviços de bufê.

Além disso, dados do IBGE mostram que o transporte de passageiros no Brasil registrou um aumento de 2,6% em fevereiro deste ano em relação a janeiro. O país está 5% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) nesse segmento. No acumulado do primeiro bimestre deste ano, o transporte de passageiros cresceu 9,0% em relação ao mesmo período de 2022.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile