conecte-se conosco

Esportes

Atletismo: de olho em Tóquio, brasileiros treinam e competem nos EUA

Primeiro grupo, com 18 atletas, chegou nesta quarta na Califórnia

Foto: Divulgação

De olho na Olimpíada de Tóquio, o primeiro grupo de brasileiros chegou nesta quarta-feira (17) nos Estados Unidos. O time composto por 18 atletas participa de mais um período de treinamentos e de uma competição no Centro Olímpico de Chula Vista, na Califórnia. Dos 18 atletas, 15 saíram na noite de terça-feira (16) do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e Érica Sena, atleta da marcha atlética, e o técnico André Chocho, que viajaram de Cuenca, no Equador, e o técnico José Luís Martínez, que embarcou em Madri, na Espanha. Além dos treinamentos na excelente estrutura do Centro Olímpico, os brasileiros do primeiro grupo participarão de algumas competições previstas no calendário norte-americano, a partir de 3 de abril, justamente em Chula Vista.

O segundo grupo, com atletas integrantes dos revezamentos 4×400 misto e 4×400 m masculino, segue para os Estados Unidos no dia 11 de abril. A programação é de o período de preparação terminar no dia 19 de abril, quando os atletas convocados para o Mundial viajam para Rio Maior, em Portugal. Lá os brasileiros farão a aclimatação e em seguida vão para a Polônia. No país do leste europeu, participarão do torneio na Silésia, que servirá também de seletiva olímpica, entre os dias 1º e 2 de maio.

O 4×100 m masculino e o 4×400 m misto já estão qualificados para os Jogos de Tóquio. Mas o revezamento 4×100 m feminino e o 4×400 m masculino tentarão a classificação no torneio da Polônia. Para carimbarem o passaporte, os times precisarão chegar às finais das respectivas provas.

“Este camping veio na hora certa porque as pistas do Pinheiros e do Núcleo de Alto Rendimento, em São Paulo, estão fechadas nesta fase emergencial. Digo aos atletas que somos abençoados e tudo está caminhando para fazermos a melhor preparação possível. No caso do 4×100 m masculino vamos defender o título de campeão mundial de revezamentos,” disse, à assessoria da CBAt, Felipe de Siqueira, responsável pela equipe 4×100 masculina que foi campeã mundial no Japão em 2019.

Desde setembro treinando somente de forma virtual com o espanhol José Luís Martínez, a lançadora do disco Fernanda Borges (AABLU) está ansiosa. “Estou muito animada com a oportunidade de voltar a trabalhar ao lado dele. O objetivo é fazer uma boa preparação, participar de competições em busca do índice olímpico”, afirmou a gaúcha sexta colocada no disco no Mundial de Doha-2019 à assessoria da CBAt.

Já classificada à Olimpíada na provas dos 20km da Marcha Atlética, Érica Sena (Pinheiros) busca aproveitar a estrutra do CT. “O objetivo é poder treinar mais tranquilo e ter uma boa estrutura. Quero treinar mais forte já que em Chula Vista o clima é bom e fica ao nível do mar”, disse a atleta, que mora em Cuenca, Equador.

A iniciativa só foi viabilizada nesse período de grave crise sanitária em todo mundo por causa do coronavírus (covid-19) pela ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e junto ao Comitê Olímpico dos Estados Unidos. Esse período integra o Programa de Preparação Olímpica (PPO) da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e do COB.

Conheça a equipe brasileira que participa dos treinos:

Atletas

Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP) – 4×100 m

Paulo André de Oliveira (Pinheiros) – 4×100 m

Rodrigo Nascimento (Projeto Atletismo Maranhão) – 4×100 m

Derick de Souza (Pinheiros) – 4×100 m

Aldemir Gomes Júnior (Pinheiros) – 4×100 m

Vitor Hugo dos Santos (Projeto Atletismo Maranhão) – 4×100 m

Luís Gabriel Pereira Silva (Memorial) – 4×100 m

Jorge Henrique Vides (Pinheiros) – 4×100 m

Vitoria Rosa (Pinheiros) – 4×100 m

Ana Carolina Azevedo (Projeto Atletismo Maranhão) – 4×100 m

Rosangela Santos (Pinheiros) – 4×100 m

Lorraine Martins (Pinheiros) – 4×100 m

Bruna Jessica Farias (Pinheiros) – 4×100 m

Andressa Moreira Fidelis (Pinheiros) – 4×100 m

Gabriel Constantino (Pinheiros) – 110 m com barreiras

Alison Brendom dos Santos (Pinheiros) – 400 m com barreiras

Fernanda Borges (AABLU) – lançamento do disco

Érica Sena (Pinheiros) – 20 km marcha atlética

Treinadores:

Carlos Alberto Cavalheiro – coordenador/COB

Felipe de Siqueira da Silva (SP)

Carlos José Camilo de Oliveira (ES)

Victor Fernandes (SP)

Darci Ferreira da Silva (SP)

Vania Maria Ferreira Valentino (RJ)

Renan Valdiero (RJ)

Andrés Chocho (Equador)

José Luís Martínez (Espanha)

Área médica:

Leonardo Kenji Hirao (médico)

Vitor Stefanini (fisioterapeuta)

Dalvirene de Paiva Fragoso (massoterapeuta)

Oficial da CBAt:

Fernando dos Reis

Por: Agência Brasil

Esportes

Cristiano Ronaldo ultrapassa marca de 800 gols na carreira

Português marcou na vitória de 3 a 2 do Manchester sobre o Arsenal

Publicado

on

Reuters/Phil Noble

Cristiano Ronaldo ultrapassou a marca de 800 gols na carreira, nesta quinta-feira (2), ao balançar as redes duas vezes na vitória do Manchester United sobre o Arsenal por 3 a 2, em uma partida do Campeonato Inglês repleta de emoção.

O Arsenal abriu o placar de forma bizarra aos 13 minutos, quando, em um escanteio, o goleiro do Manchester United David De Gea caiu segurando o pé após se chocar com o brasileiro Fred, e Emile Smith Rowe aproveitou para tocar para o gol desprotegido.

Como o árbitro Martin Atkinson não apitou antes de a bola entrar na rede e não houve falta, o gol foi mantido.

O United empatou um minuto antes do intervalo com um gol do português Bruno Fernandes e virou aos 7 minutos do segundo tempo, quando Cristiano Ronaldo aproveitou um cruzamento rasteiro de Marcus Rashford para marcar seu 800º gol na carreira.

O Arsenal reagiu rápido por intermédio de Martin Odegaard, mas CR7 fez o gol da vitória em cobrança de pênalti após Atkinson ir até o monitor do campo e determinar que Fred havia sido derrubado por Odegaard.

A partida começou com os torcedores do Manchester United exibindo uma faixa em homenagem ao ex-técnico Ole Gunnar Solskjaer, demitido no mês passado. O novo técnico do clube, Ralf Rangnick, assistiu ao jogo das arquibancadas.

Por: Agência Brasil

Continue lendo

Esportes

Grêmio derrota São Paulo e ganha fôlego na luta contra o rebaixamento

Tricolor gaúcho segue ameaçado, mas diminui distância para sair do Z4

Publicado

on

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio ganhou sobrevida na luta pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira (2), os gaúchos bateram o São Paulo por 3 a 0 na Arena, em Porto Alegre, pela 35ª rodada da competição.

O Tricolor gaúcho segue na zona de rebaixamento, na 18ª posição, agora com 39 pontos, três atrás do Athletico-PR, primeiro time fora do Z4 e que joga sexta-feira (3) contra o Cuiabá, às 19h (horário de Brasília), na Arena da Baixada, em Curitiba. O Dourado também é concorrente direto dos gremistas na luta contra a queda, já que soma 43 pontos, na 15ª colocação.

O São Paulo, por sua vez, perdeu a chance de se livrar de vez do risco de rebaixamento. O Tricolor paulista está em 12º lugar, com 45 pontos, cinco a menos que o Bahia, 17º colocado e primeiro time no Z4. O clube do Morumbi também ficou distante da vaga na próxima Libertadores, permanecendo três pontos atrás do América-MG, que aparece em oitavo e, neste momento, estaria indo à fase preliminar do torneio continental.

O Grêmio entrou em campo mais ligado e pressionou desde o início. Aos 12 minutos, o meia Jaminton Campaz deixou Thiago Santos, sem goleiro, em condições de finalizar. O volante bateu de primeira, mas o zagueiro Miranda, com a perna, salvou o São Paulo. O camisa 5 se redimiu dez minutos depois ao completar, de cabeça, um cruzamento pela esquerda do lateral Diogo Barbosa, abrindo o marcador. Os anfitriões recuaram as linhas e os visitantes tentaram controlar as ações ofensivas, mas sem dar trabalho ao goleiro Gabriel Grando.

O time da casa retomou a postura ofensiva na volta do intervalo. Aos seis minutos, Ferreira recebeu na esquerda, escapou de três marcadores e chutou rente à trave. Aos 21, o atacante tirou o meia Igor Gomes e acertou o poste. Na sequência, Diogo Barbosa, de perna direita, acertou o ângulo do goleiro Tiago Volpi, ampliando a vantagem gaúcha. O terceiro só não saiu aos 24 porque o atacante Miguel Borja completou (na trave) o cruzamento rasteiro de Campaz pela esquerda.

Nos acréscimos, ainda deu tempo de Jhonata Robert marcar um golaço. Aos 48 minutos, o meia aproveitou o pivô feito por Borja no meio-campo, viu Tiago Volpi adiantado e mandou por cobertura, para alegria dos 9.312 torcedores presentes na Arena do Grêmio.

No domingo (5), às 16h, o Grêmio visita o Corinthians na Neo Química Arena, na capital paulista. No dia seguinte, às 19h, o São Paulo recebe o Juventude no Morumbi. Os jogos valem pela 37ª rodada do Brasileiro.

Por: Agência Brasil

Continue lendo

Esportes

Sem chance de título, Flamengo cumpre tabela contra rebaixado Sport

Duelo entre rubro-negros será transmitido ao vivo pela Rádio Nacional

Publicado

on

Marcelo Cortes/Flamengo

O embate desta sexta-feira (3), entre Sport e Flamengo, é válido pelo Campeonato Brasileiro deste ano, mas não é exagero dizer que os dois times vão a campo pensando em 2022. O Rubro-Negro pernambucano está rebaixado à Série B, enquanto o carioca não tem mais chances de alcançar o Atlético-MG, que assegurou o título nacional na última quinta-feira (2). A bola rola na Ilha do Retiro, em Recife, a partir das 20h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da Rádio Nacional.

Em 19º lugar, com 33 pontos, o Sport teve a queda à segunda divisão decretada com a vitória do Juventude sobre o Red Bull Bragantino, por 1 a 0, na última terça-feira (30), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Foi o sexto rebaixamento à Série B do Leão, que já havia caído em 1989, 2001, 2009, 2012 e 2018. A equipe pernambucana viveu uma temporada tumultuada, com cinco presidentes e erros graves pelo departamento de futebol na inscrição de atletas contratados para o Brasileiro.

Apesar do rebaixamento, o clube anunciou a renovação de Gustavo Florentín. O técnico teve baixo aproveitamento (33,3%), mas o nível de atuação da equipe evoluiu sob comando do paraguaio. Nesta sexta-feira, ele deve repetir a formação derrotada por 2 a 0 pelo São Paulo no sábado passado (27), no Morumbi, na capital paulista. O provável Sport terá: Mailson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Marcão; José Welison, Hernanes, Gustavo Oliveira e Everton Felipe; Mikael.

O Flamengo terá o segundo compromisso desde a saída de Renato Portaluppi, demitido após a derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, em Montevidéu (Uruguai), na final da Libertadores, disputada no último sábado. A equipe é comandada, de forma interina, pelo auxiliar Maurício Souza. Na terça passada, o Rubro-Negro bateu o Ceará por 2 a 1, no Maracanã, no Rio de Janeiro, chegando a 70 pontos. O resultado assegurou, ao menos, o vice-campeonato brasileiro aos cariocas.

Além do meia Everton Ribeiro, suspenso, não foram relacionados os laterais Filipe Luís e Mauricio Isla, o volante William Arão, o zagueiro Léo Pereira, os meias Giorgian De Arrascaeta e Andreas Pereira e o atacante Gabriel Barbosa. Fora o camisa 9, com faringite, as demais ausências têm aspecto físico, por lesão ou desgaste. Os zagueiros David Luiz e Rodrigo Caio, por outro lado, retornam à equipe. A formação provável do Flamengo terá: Hugo; Matheuzinho, Rodrigo Caio, David Luiz e Ramon; Thiago Maia, Diego Ribas, Vitinho e Michael; Bruno Henrique e Pedro.

Outras três partidas movimentam o Brasileiro nesta sexta-feira. Às 19h, o Athletico-PR recebe o Cuiabá na Arena da Baixada, em Curitiba, em confronto direto para fugir do Z4. Às 20h, o Atlético-GO visita a já rebaixada Chapecoense na Arena Condá, em Chapecó (SC), podendo sacramentar a permanência na Série A se vencer. Já às 21h tem Fortaleza e Juventude na Arena Castelão, na capital cearense. O Leão do Pici encaminha a vaga à Libertadores em caso de triunfo, enquanto o Papo tenta respirar na luta contra a queda à segunda divisão.

Por: Agência Brasil

Continue lendo

Popular