conecte-se conosco

Futebol

Austrália vence Peru nos pênaltis e se classifica à Copa do Mundo

Vitória saiu na disputa por pênaltis após empate em 0 a 0

Reuters/Mohammed Dabbous

O goleiro da Austrália, Andrew Redmayne, que entrou no final da prorrogação, defendeu o último pênalti para assegurar uma vaga na Copa do Mundo deste ano no Catar, com vitória por 5 x 4 sobre o Peru na disputa de pênaltis, após empate por 0 a 0 com bola rolando, pela repescagem intercontinental nesta segunda-feira.

Redmayne dançou em cima da linha de meta antes de mergulhar para barrar a cobrança de Alex Valera e dar à Austrália uma vitória merecida no estádio Ahmad bin Ali.

Redmayne entrou a três minutos do fim da prorrogação para a disputa de pênaltis e imediatamente se tornou um herói com seus truques, tentando distrair os batedores adversários.

Foi suficiente para Luis Advicunla acertar a trave, e depois Valera parar no goleiro. A Austrália se classificou para sua quinta Copa do Mundo seguida, a sexta no total.

Jogará no Grupo D da Copa do Mundo, ao lado da atual campeã França, Dinamarca e Tunísia. O torneio será disputado entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

Na terça-feira, a última vaga no Mundial será decidida entre Costa Rica e Nova Zelândia, também pela repescagem intercontinental, no mesmo estádio Ahmad bin Ali.

Por Agência Brasil

Clique para comentar

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Futebol

Atlético-MG e Palmeiras começam a decidir futuro na Libertadores

Duelo no Mineirão, às 21h30, reedita semifinal do ano passado

Publicado

on

Cesar Greco/Palmeiras

No ano passado, Atlético-MG e Palmeiras disputaram um lugar na final da Libertadores. Nesta quarta-feira (3), Galo e Verdão começam a decidir, novamente, uma classificação no principal torneio de clubes do continente: desta vez disputa as semifinais. A bola rola para o primeiro duelo entre alvinegros e alviverdes a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. O jogo será transmitido ao vivo na Rádio Nacional, com narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz, reportagem e plantão de notícias com Bruno Mendes.  

Em 2021, os paulistas levaram a melhor. Na partida de ida, no Allianz Parque, as equipes empataram sem gols. Na de volta, no Mineirão, nova igualdade, agora por 1 a 1, com gols dos atacantes Eduardo Vargas para o Atlético e Dudu a favor do Palmeiras. O critério do gol fora de casa (que não consta no regulamento deste ano) decidiu a classificação do Verdão, que ainda conquistaria o terceiro título sul-americano, sendo o segundo consecutivo, ao ganhar do Flamengo na decisão, em Montevidéu (Uruguai).

O cenário do confronto deste ano é diferente do ano passado. Em 2021, além de ter a melhor campanha daquela Libertadores, o Atlético liderava o Brasileirão (o Palmeiras estava em segundo) e também vinha forte na Copa do Brasil (onde o Verdão caiu na terceira fase, para o CRB). Os mineiros, inclusive, venceram os dois torneios. Desta vez, é o time paulista que encabeça a tabela do campeonato nacional (o Galo é o sétimo) e chega ao duelo como melhor time do torneio sul-americano, com 100% de aproveitamento após oito partidas.

Técnico que levou o Atlético aos títulos brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, Cuca foi recontratado após a demissão de Antonio “El Turco” Mohamed, mas a reestreia foi amarga: derrota por 3 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre, no último domingo (31), pela 20ª rodada do campeonato nacional. Para complicar, o lateral Guilherme Arana saiu de campo reclamando de dores na coxa e virou dúvida – Dodô é opção. O volante Allan, que ainda cumpre suspensão pela expulsão no empate por 1 a 1 com o Emelec, em Guayaquil (Equador), no primeiro jogo do confronto das oitavas de final, está fora e deve dar a lugar a Otávio.

No reencontro de Cuca com a torcida no Mineirão, o Galo deve ir a campo com: Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guga (Guilherme Arana); Otávio, Jair e Nacho Fernández; Ademir, Keno e Hulk.

No Palmeiras, o técnico Abel Ferreira ainda não sabe se poderá contar com Rony, que está recuperado de uma lesão na coxa, mas sem ritmo de jogo. Na vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, no sábado passado (30), na Arena Castelão, em Fortaleza, pelo Brasileiro, José López foi escolhido como substituto do atacante. Na ocasião, o treinador português escalou o Verdão com força máxima.

A provável formação alviverde terá Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Joaquín Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Dudu e José López.

Por: Agência Brasil

Continue lendo

Futebol

Com Gio Queiroz, Brasil é convocado para Mundial Feminino sub-20

Atacante da seleção principal é maior novidade na lista de Jonas Urias

Publicado

on

Thais Magalhães/CBF

A seleção feminina de futebol foi convocada, nesta quarta-feira (27), para o Campeonato Mundial Sub-20, que será realizada entre 10 e 28 de agosto, na Costa Rica. A relação de 21 jogadoras chamadas pelo técnico Jonas Urias tem oito novidades em relação ao time campeão sul-americano da categoria. Entre elas, a atacante Gio Queiroz, do Barcelona (Espanha), que está com a equipe principal na Colômbia, para disputa da Copa América.

“A Gio é uma atleta que tem estado com a seleção principal desde antes das Olimpíadas de Tóquio [Japão]. Uma jogadora que atua em um campeonato de altíssimo nível, como o Espanhol, com certeza pode agregar muito em uma Copa do Mundo. Ela tem estado muito presente no trabalho da Pia [Sundhage, técnica da seleção adulta]. Temos um alinhamento em relação ao jogo, convivemos diariamente e conversamos sobre essas jogadoras que transitam entre as categorias, como elas podem contribuir e em qual estágio estão para desempenhar bem e seguirem se desenvolvendo. Vemos essa convocação como algo positivo para todos”, descreveu Jonas, em entrevista coletiva.

Mais quatro atletas já foram convocadas por Pia, como a goleira Gabi Barbieri, a meia Yaya, a zagueira Lauren e a lateral Bruninha. As duas últimas chegaram a atuar com a treinadora na equipe principal e foram campeãs do Torneio Internacional de Manaus, em dezembro, também ao lado de Gio.

Santos e São Paulo são os times com mais jogadoras convocadas (quatro cada), seguidos pelo Grêmio (três). Internacional, Ferroviária e Flamengo marcam presença com duas atletas, enquanto Atlético-MG, Corinthians e os espanhóis Barcelona e Madrid CFF terão uma representante na equipe.

“Talvez, na história das seleções [femininas] de base, em disputas de Copas do Mundo, tenho certeza que é a geração com mais jogadoras atuando em nível profissional em seus clubes. Isso agrega competitividade, laços competitivos que vão contribuir para um desempenho melhor. Existem inúmeros outros fatores, mas estar jogando e convivendo diariamente com atletas de alto nível é de extrema importância. Uma jogadora do São Paulo, por exemplo, vai ouvir dicas da Formiga”, analisou o técnico da seleção sub-20.

A delegação embarca para a Costa Rica neste domingo (31). Chegando lá, fará dois amistosos antes do Mundial. No dia 2 de agosto, as brasileiras encaram a equipe feminina principal do Dimas Escazú. No dia 5, duelam com a Nova Zelândia. Ambas as partidas serão na cidade de Liberia.

O Brasil está no Grupo A do Mundial. A estreia será diante da Espanha, no dia 10, no Estádio Nacional de San José. Três dias depois, a seleção enfrenta a Austrália, no Estádio Alejandro Morera Soto, em Alajuela. A participação na primeira fase chega ao fim no dia 16, outra vez em San José, contra a anfitriã Costa Rica. Os dois primeiros da chave avançam às quartas de final. As brasileiras buscam um título inédito.

As convocadas

Goleiras: Gabi Barbieri (Internacional), Yanne Camille (Ferroviária) e Amanda (Atlético-MG).
Defensoras: Bruninha (Santos), Lauren (Madrid CFF), Tarciane (Corinthians), Ravena (São Paulo), Patrícia (Grêmio), Sabrina (Santos) e Ana Clara (São Paulo).
Meias: Cris (Flamengo), Kaylaine Souza (Flamengo), Yaya (São Paulo), Analuyza (Santos), Gi Fernandes (Santos), Rafa Levis (Grêmio) e Luany (Grêmio).
Atacantes: Duda Rodrigues (São Paulo), Priscila (Internacional), Aline (Ferroviária) e Gio Queiroz (Barcelona).

Por: Agência Brasil

Continue lendo

Futebol

Copa do Brasil: Flamengo pressiona, mas Athletico-PR segura empate

Travessão e Bento evitam vitória carioca e deixam confronto aberto

Publicado

on

Marcelo Cortes/Flamengo

O primeiro jogo entre Flamengo e Athletico-PR, pelas quartas de final da Copa do Brasil, terminou sem gols. Nesta quarta-feira (27), o Rubro-Negro carioca pressionou durante os 90 minutos, mas esbarrou na boa marcação do Furacão, que segurou o empate por 0 a 0 no Maracanã, no Rio de Janeiro.

O reencontro será no próximo dia 17 de agosto, na Arena da Baixada, em Curitiba, às 21h30 (horário de Brasília). Em caso de novo empate, a decisão da vaga às semifinais será nos pênaltis.

A etapa inicial foi de total domínio do Flamengo. Nos primeiros 20 minutos, o goleiro Bento foi obrigado a trabalhar três vezes, salvando, em uma delas, um desvio de calcanhar perigoso de Pedro. Aos 30, o também atacante Gabriel teve a oportunidade, livre na área, após cruzamento do volante João Gomes, mas chutou por cima. Todo recuado, o Athletico finalizou pela primeira vez aos 45 minutos, com o volante Fernandinho, que mandou sobre a meta do goleiro Santos.

O Flamengo manteve a postura na segunda etapa. Aos quatro minutos, o meia Giorgian de Arrascaeta cobrou escanteio e Pedro cabeceou na trave. No minuto seguinte, foi a vez do uruguaio escorar com perigo, rente ao gol de Bento. Aos 21, Gabriel teve uma finalização salva em cima da linha pelo lateral Khellven. Quatro minutos depois, o camisa 9 mandou no travessão, para desespero dos mais de 65 mil torcedores presentes no Maracanã.

Satisfeito com o empate, o Furacão ainda assustou no fim, em lances de bola parada, com o zagueiro Matheus Felipe e o volante Erick, mas sem mexer no placar. Nos acréscimos, o time da casa perdeu o zagueiro David Luiz, expulso.

Antes de pensar novamente na Copa do Brasil, Flamengo e Athletico mudam as atenções para o Campeonato Brasileiro. Neste sábado (30), às 20h30, o Rubro-Negro carioca recebe o Atlético-GO no Maracanã. No domingo (31), às 16h, o Furacão enfrenta o São Paulo na Arena da Baixada. As partidas abrem o segundo turno da competição.

Por: Agência Brasil

Continue lendo

Popular