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Comportamento

Black Friday: Empreendedores do DF investem nas redes sociais para vender

A previsão é de que as vendas online cresçam em número recorde durante Black Friday em plena pandemia

Black Friday no DF
Foto: Janeb13/Pixabay

A Black Friday é comemorada nesta sexta-feira (27) em todo o país. Aproveitando a oportunidade, milhares de empresas e lojas ofertam produtos e serviços que vão de descontos tímidos até a descontos de 90%. A pandemia do novo coronavírus forçou diversos segmentos a se adaptar ao meio digital. No DF não foi diferente, pequenas lojas e empreendimentos estão se adaptando à Black Friday para alavancar as vendas.

De acordo com um estudo realizado pela Neotrust/Compre&Confie, em parceria com a ABComm e patrocínio da Elo, a Black Friday de 2020 deve gerar um total de 10,9 milhões de pedidos. Um aumento de 77,2% quando comparado ao ano passado. A partir dessa estimativa, haveria um total de R$ 6,9 bilhões em compras, considerando o prazo estre o dia 26 de novembro a 1º de dezembro.

O consultor de tecnologia Luís Felipe Taveira explica que, com o aumento exponencial das vendas online, principalmente durante a Black Friday, há também o crescimento de pequenos problemas nas transações. Por isso é necessário um cuidado redobrado tanto para quem compra quanto para quem vende.

“É sim uma preocupação. Especialmente para lojas pequenas, que poderão sofrer com falta de estoque, problemas de disponibilidade no site, sobrecarga da rede de logística e distribuição, controle de qualidade dos produtos, dentre outros. Para se proteger disso, o consumidor deve procurar empresas bem estabelecidas, conferir a política de troca da empresa e pesquisar a respeito da reputação daquela empresa na internet antes de efetuar a compra. E em caso de problema, ir atrás do seus direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor junto ao PROCON”, afirma Luís Felipe Taveira.

Black Friday no DF

Quem empreendeu no DF neste ano, também encarou um público mais tímido durante a pandemia, porém, tem encontrado na internet, uma solução para o distanciamento social. A previsão é que o comércio eletrônico cresça ainda mais durante a Black Friday.

Aproveitando a pandemia para criar seu próprio negócio, Maria Luísa Carrijo, de 21 anos, sempre foi apaixonada por cozinhar e, com isso, nasceu a Feito Por Você. O empreendimento tem como objetivo fazer receitas diferentes, principalmente de confeitaria. Dessa forma, as receitas são montadas em potes de vidro, em que os ingredientes secos vão todos na medida certa para a casa do cliente. Basta finalizar o preparo com os ingredientes líquidos.

Produtos da Feito Por Você | Foto: Reprodução/Instagram

Malu, como é mais conhecida, conta que essa ideia de não usar potes plásticos é um princípio de vida que passou a usar no negócio. E de quebra, os clientes ainda ganham um brinde.

“Dessa forma, consigo criar um viés sustentável que faz parte da minha vida e incentivo esse momento na cozinha com outras pessoas. Os potes são de vidro justamente para que possa ser evitado o uso de plástico. E além disso, todos eles acompanham sementes de alguma hortaliça de brinde, como forma de incentivar também o cultivo individual”, explica Malu.

Apesar de a ideia ter se realizado, o marketing foi necessário para conseguir elaborar estratégias de vendas, Malu conta como foi todo o processo de entrada no comércio eletrônico.

“Com certeza o meio digital para vendas se mostrou extremamente necessário diante desse momento em que passamos. Estratégias de marketing foram muito importantes, principalmente com a Black Friday, em que o bombardeio de informações pode acabar saturando os clientes. Trabalhamos com uma ação pré-Black Friday que foi de bastante sucesso, e esperamos ainda mais resultados positivos nesse fim de semana”, finaliza Malu.

Físico e online

Mesmo com resistência por parte dos familiares, Marina Arêdes de Melo abriu um brechó, ideia que sempre teve vontade de realizar. Passando por um momento de crise financeira na família, ela se arriscou e criou o Brechó da Bunita. O empreendimento tem a ideia de consumo consciente e foi ganhando notoriedade com o passar do tempo, até ganhar clientes fiéis.

Brechó da Bunita | Foto: Arquivo Pessoal

Ao ver as vender aumentarem ainda mais durante a Black Friday e com a pandemia dificultando o acesso de clientes por todo o DF, Marina atuou ainda mais forte nas redes sociais. O Instagram tem sido então um dos principais meios de divulgação do brechó, conta Marina.

“O nosso Instagram é uma das maiores ferramentas do nosso brechó, por ser a Black Friday o movimento está um pouco maior que o de costume. A meta é alcançar pelo menos um aumento de 30% nas vendas do dia”, confirma a empreendedora.

Por fim, Marina viu na pandemia uma oportunidade de adentrar ainda mais ao comércio online. Ao ver suas vendas aumentarem ainda mais durante a Black Friday, ela já pensa em estratégias de marketing.

“Com certeza, diante do novo cenário que a pandemia nos limitou, tivemos que nos adequar a essa nova realidade de vendas on-line, sem dúvidas, um exemplo somos nós que aumentamos o faturamento on-line em 70%”, completa Marina.

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5 lugares para amantes de narguilé em Brasília

Com mercado aquecido, empreendedores investem cada vez mais em narguilé.

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Foto: Gabriel Lucena

O novo fenômeno que vem tomando conta do mercado de bares é o narguilé. Popular entre os jovens brasilienses, foi originado no oriente, utilizado para fumar tabaco aromatizado. Com o mercado aquecido na cidade, empreendedores investem cada vez mais na área. Dessa forma, O Panorama selecionou alguns bares para os amantes de narguilé conhecerem.

1 – Grecco Concept – O bar conta com música ao vivo de sexta à domingo, trazendo um público mais jovem. O preço do narguilé é de R$20. O estabelecimento conta com duas unidades, sendo uma na Asa Norte que funciona de quinta a domingo a partir das 16 horas e outra na Asa Sul, com funcionamento todos os dias também a partir das 16 horas.

Foto: Reprodução/Instagram

2 – Eskenta – A empresa investe em atendimento personalizado e próximo ao cliente. Embalado individualmente e 100% higienizado, acompanhado de mangueira descartável – que pode ficar com o cliente, o narguilé custa R$25. Nas terças e quartas a casa oferece promoções de narguile. As marcas de essência que trabalham são NAY, ZIGGY e ZOMO. O horário de funcionamento é de terça a sexta das 16h às 00h e sábado e domingo das 15h às 00h.

3 – Vogue – Com comidas árabes e espaço ao ar livre, o bar conta com petiscos a partir de 17 reais. Os valores do narguilé variam entre R$20 e R$40 reais, de acordo com a marca da essência. Uma boa opção para os que querem experienciar um pouco da cultura árabe.

Foto: Reprodução/Instagram

4 – MUV Gastrostore – Um espaço dividido entre Gastrobar e Loja de roupas, a decoração estilosa do local chama a atenção dos jovens. Contam com rosh a partir de R$30 e o Open Narg R$60 reais. O horário de funcionamento é de terça a quinta de 17h às 00h, sexta de 16 às 00h e sábado e domingo de 12h às 00h.

Foto: Reprodução/Instagram

5 – Barziin Gatrobar – O Gastrobar possui a famosa feijoada aos sábados, com o valor individual de R$24,00 e drinks a partir de R$17,00. Às terças-feiras a casa promove uma promoção de narguilé que, normalmente, custa a partir de 25 reais.

Foto: Reprodução/Instagram

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Especialista fala sobre riscos que uso excessivo das redes sociais podem trazer para a saúde

Para muitos, o uso das plataformas digitais desencadeia uma série de problemas como ansiedade e depressão.

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Foto: Reprodução/ FreePik

Com um espaço infinito para a livre circulação de opiniões, as redes sociais têm um papel muito importante em termos de comunicação para a população como um todo. De fato, a internet e as plataformas digitais facilitam e muito a rotina do nosso dia a dia, permitindo interações rápidas, busca por informações, circulação de notícias entre outras coisas. No entanto, o mundo digital vem acompanhado de um lado negativo, como notícias falsas, campanhas de ódio, constrangimentos públicos, agressões verbais, preconceitos, assédios, exposições e uma autocobrança por  parte de quem usa as plataformas.

O uso excessivo das redes sociais se torna um problema a partir do momento que começa a afetar a rotina do dia a dia do indivíduo, é o que explica a Diretora da Pragmática: Psicoterapia e Cursos, Mestre Patrícia Demoly.

“O uso excessivo das redes sociais pode trazer prejuízos para a vida da pessoa, na medida em que ela pode acabar deixando de fazer outras tarefas importantes e prioritárias como trabalhar ou estudar, por exemplo, e pode até mesmo prejudicar o sono ou a qualidade dela”, explica Patrícia.

Ainda de acordo com a psicóloga, entre outros problemas, o uso excessivo também pode trazer prejuízos físicos como alguma dificuldade auditiva pelo excesso de uso de fones de ouvido ou até mesmo algum problema de vista. Além disso, podem desencadear uma série de problemas de saúde como prejuízos emocionais, tais como ansiedade, depressão, comparação com outras pessoas, insatisfação, impactos sobre autoestima, entre outros.

Os gatilhos que desencadeiam os problemas de saúde podem se dar por muitas pessoas se compararem a outras nas redes sociais acreditando que precisam se encaixar naquele determinado modelo/padrão para se sentirem bonitas, para serem aceitas ou desejadas. “Ao olhar o corpo “perfeito” ou a vida “perfeita” de alguém nas redes sociais se têm a falsa ilusão de que coisas perfeitas existem. Quando a pessoa se vê diferente daquilo que outros julgam como bonito e de valor, ela pode sim se sentir frustrada e isso pode ter impactos sobre sua autoestima”,  pontua a psicóloga. 

No momento em que se observa tais danos ou vícios, o recomendado é que se procure ajuda. “Um psicólogo, pode descobrir o que está controlando esse comportamento, ou seja, descobrir o que faz com que a pessoa passe tanto tempo nas plataformas digitais, o que ela acaba deixando de fazer por conta disso etc. A partir disso, o psicólogo terá condições de pensar estratégias que aumentem a qualidade de vida dessa pessoa e que diminuam os riscos para sua saúde, tanto física quanto emocional. Em alguns casos, o psicólogo também poderá sugerir um acompanhamento psiquiátrico, caso seja necessário junto com a psicoterapia”, recomenda Patrícia. 


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Taquari e Sobradinho II ficam sem água nesta quarta-feira (11), afirma Caesb

De acordo com a companhia, a suspensão do serviço será das 8h às 23h50 para manutenção da rede de água

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Corte de água: Taquari e Sobradinho II
Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai realizar manutenção na rede de distribuição de água de Taquari e Sobradinho II. Para que aconteça, o órgão vai interromper o fornecimento de água nos dois locais nesta quarta-feira (13), das 8h às 23h50.

Para que a população se antecipe, a Caesb anunciou quais as regiões serão afetadas pelo corte de água. Confira abaixo todas as localidades.

TAQUARI (TODA LOCALIDADE)

 Setor Habitacional Taquari; Polícia Rodoviária Federal; Setor de Concessionárias e de Comércios do Setor Habitacional Taquari (margem da EPIA) e SPMN (Setor de Postos e Motéis Norte).

SOBRADINHO/SOBRADINHO II

 Condomínios: Império dos Nobres, Antares, RK e Centauro; Parque Rodoviário do DER-DF; Departamento de Polícia Federal e Núcleo Rural Olhos d’Água.

TODOS OS CONDOMÍNIOS DA DF-150 E GRANDE COLORADO

Chácara São Jorge, Vivendas Friburgo, Jardim Europa I, Colorado Ville, Chácara Beija-Flor, Vivendas Alvorada II, Bem Estar, Boa Sorte, Petrópolis, Morada, Morro do Sansão, Condomínio São José, Condomínio Contagem, Condomínio Residencial Sobradinho, Condomínio Serra Dourada II, Condomínio Meu Sonho, Condomínio Alvorada dos Pássaros, Condomínio Planalto, Condomínio Villa Rica, Condomínio Vila Rosada, Condomínio Vitória, Condomínio Mansões Sobradinho, Condomínio Comercial e Residencial Sobradinho.

Reserva de água

Todas as residências vão contar com uma reserva de volume mínimo de acordo com o consumo médio diário. A medida visa diminuir o impacto que o corte de água terá nas regiões afetadas.

A Resolução nº 14 da Adasa também determina que o usuário é responsável pela limpeza e desinfecção do reservatório antes da ligação definitiva da água. Por fim, a medida também estabelece que os moradores devem limpar e desinfetar semestralmente o reservatório.

Consumo consciente

A Caesb, visando auxiliar os moradores que vão ficar sem água nas duas regiões administrativas, separou algumas dicas para o consumo consciente de água. Uma vez que o volume de água consumido individualmente por cada morador impacta diretamente no abastecimento à toda a população.

  • Mantenha as torneiras fechadas para evitar desperdício, quando a água retornar.
  • Evite lavar roupas.
  • Não lave o carro.
  • O jardim pode esperar a rega.
  • Esqueça a mangueira. Varra a calçada.

Um banho de vinte minutos desperdiça, em média, 130 litros de água. Mais do que os 110 litros recomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para uso diário por pessoa para necessidades de consumo e higiene.

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