conecte-se conosco

Basquete

Brasil sediará Copa América de Basquete masculino de 2022

Torneio ocorrerá em setembro, em quatro cidades, e terá 12 equipes

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) confirmou nesta terça-feira (10) a realização da Americup (Copa América de Basquete Masculino) no Brasil em setembro de 2022.

A Copa América será realizada em quatro cidades brasileiras e, neste momento, a organização está na etapa de validação e vistoria das candidatas.

“É uma honra e um privilégio voltar ao Brasil para a AmeriCup 2022. Fiba e CBB [Confederação Brasileira de Basquete] trabalharam juntos por um longo período e agora temos um projeto estruturado e inspirador para levar o evento ao Brasil em setembro do ano que vem”, disse Carlos Alves, diretor-executivo da Fiba Américas.

O torneio terá a participação de Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, México, República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Uruguai, Panamá, Ilhas Virgens e Colômbia. As seleções se classificaram através de eliminatórias encerradas em fevereiro deste ano.

Por: Agência Brasil

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Clique para comentar

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Basquete

Gui Santos é selecionado pelo Warriors, atual campeão da NBA

Ala é 16º brasileiro a entrar na principal liga de basquete do mundo

Publicado

on

MPC Rio Comunicação

O brasiliense Gui Santos, de 20 anos, é o mais novo selecionado do Golden State Warriors, atual campeão da NBA, a principal liga de basquete dos Estados Unidos. Ex-ala do Minas Tênis Clube foi escolhido pela franquia de San Francisco em draft (seleção) realizado na noite desta quinta-feira (23) no Barclays Center, em Nova York.  Gui será o quarto brasileiro a integrar a equipe do Warriors, após Anderson Varejão, Leandrinho Barbosa e Scott Machado.  

“Eu estava no quarto já, achei que não ia dar mais, estava indo dormir, esfriar a cabeça. Aí meu agente, Aylton, me ligou e disse ‘vai pra sala agora e liga a TV! Conseguimos!’. E eu falei ‘não brinca comigo assim, não’. E aconteceu! Eu nem esperava mais… E de repente os Warriors me escolhem! Nem sei o que dizer. É muito mais do que um presente, é um sonho que está se realizando. É o melhor presente de aniversário que eu já ganhei. Um sonho meu, da minha família, dos meus amigos…”, disse o jogador, que completou 20 anos na última quarta (22).

O jovem atleta despontou na temporada do ano passado no Novo Basquete Brasil (NBB) tendo sido eleito o “Destaque Jovem” e “Jogador de Maior Evolução”. Em maio o atleta viajou para a Flórida (EUA) a fim de se preparar para o draft. Gui chegou a treinar em grandes franquias como o Orlando Magic, Boston Celtics e Cleveland Cavaliers.

“Fiz bons treinos e treinei bem lá. Me senti muito bem. E encontrei com o Leandrinho também, com quem joguei em Minas. Foi especial. Deixei tudo o que eu tinha nos treinamentos, foi muito intenso, um período de exaustão, de entrega, mas valeu muito a pena”, completou o brasiliense, selecionado na 55ª posição do segundo round do draft.

O ala é o 16º brasileiro a ser selecionado para franquias da NBA, sendo que dois deles jogaram na última temporada (2021/22): Raul Neto (Washington Wizards) e Didi Louzada (New Orleans Pelicans/Portland Trail Blazers).

Brasileiros já selecionados em draft da NBA

2022 – Gui Santos (Golden State Warriors – 55ª posição)
2019 – Didi Louzada (Atlanta Hawks – 35ª posição)
2014 – Bruno Caboclo (Toronto Raptors – 20ª posição)
2013 – Raul Neto (Atlanta Hawks – 47ª posição)
2013 – Lucas Nogueira (Boston Celtics – 16ª posição)
2012 – Fab Melo (Boston Celtics – 22ª posição)
2010 – Paulão Prestes (Minnesota Timberwolves – 45ª posição)
2007 – Tiago Splitter (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2006 – Marcus Vinícius (New Orleans/Oklahoma City Hornets – 43ª posição)
2004 – Anderson Varejão (Orlando Magic – 30ª posição)
2004 – Rafael Araújo (Toronto Raptors – 8ª posição)
2003 – Leandro Barbosa (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2002 – Nenê Hilário (New York Knicks – 7ª posição)
1988 – Rolando Ferreira (Portland Trail Blazers – 26ª posição)
1984 – Oscar Schmidt (New Jersey Nets – 131ª posição)
1976 – Marquinhos Abdala (Portland Trail Blazers – 162ª posição)

Por Agência Brasil

Continue lendo

Basquete

Blackstar e Vila Nova miram reabilitação no Brasileiro de Basquete

Duelo no Rio de Janeiro, às 16h30, será transmitido pela TV Brasil

Publicado

on

Foto: Washington Alves/COB

Após um primeiro turno discreto no Campeonato Brasileiro Masculino de Basquete, Blackstar/Unisociesc e Vila Nova/AEGB se enfrentam nesta segunda-feira (8), às 16h30 (horário de Brasília), na primeira rodada do segundo turno. A partida será no ginásio Oscar Zelaya, do Botafogo, na sede General Severiano, zona sul do Rio de Janeiro, e terá transmissão ao vivo da TV Brasil.

As duas equipes fazem parte da Conferência Gerson Victalino, que também reúne Botafogo, Osasco, Flamengo/Blumenau e Anápolis/Vultures. O Blackstar, de Joinville (SC), terminou a primeira metade do Brasileiro em quinto lugar, com uma vitória (sobre o próprio Vila Nova, por 101 a 52) e quatro derrotas. O Tigre de Goiânia perdeu os cinco duelos que disputou.

Na primeira fase, são duas conferências (Gerson Victalino e Hélio Rubens), com cinco times em cada. Os dois primeiros dos grupos seguem direto às quartas de final do Brasileiro. Os demais disputam um playoff para definir mais quatro classificados. Para conseguirem encerrar a chave nas duas primeiras colocações, Blackstar e Vila Nova precisam de um aproveitamento perfeito nos cinco jogos do returno e contarem com tropeços dos líderes Botafogo e Osasco.

No Blackstar, o destaque é Mauro Júnior, um dos dez jogadores com maior média de rebotes por jogo (9,2). O ala/pivô, inclusive, foi o destaque na vitória sobre o próprio Vila no primeiro turno, com 17 pontos, nove rebotes e duas assistências. Além dele, o ala-armador Eduardo Crespo aparece no top-10 de média de assistências (quatro por partida) e o ala Michel Lourencini encabeça a estatística de roubos de bola (3,4 por duelo, em média).

No lado goiano, o ala Guilherme Bento (ex-Bauru, Corinthians, Pinheiros e Brasília) é o protagonista, aparecendo entre os dez principais assistentes (média de 3,8 por partida) e ladrões de bola (2,6 por jogo) do campeonato. O armador Guilherme Santos, por sua vez, é top-10 entre os maiores cestinhas do Brasileiro, com 63 pontos anotados ao longo do primeiro turno.

Os jogos do segundo turno da Conferência Gerson Victalino serão disputados até sábado (13) no ginásio Oscar Zelaya. Para evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19), a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) realiza a competição com sedes fixas, sem público nas arquibancadas e exigi que os atletas e as comissões técnicas façam o teste PCR e apresentem resultado negativo para a covid-19.

Antes de Blackstar e Vila Nova irem para quadra, Flamengo/Blumenau e Osasco abrem o segundo turno do grupo às 13h30. Às 19h30, por sua vez, o Botafogo pega o Anápolis Vultures.

Na Conferência Hélio Rubens, estão os paranaenses ADRM/Maringá, APVE/Londrina e Ponta Grossa; os catarinenses Brusque e Joinville e o gaúcho União Corinthians.

Por: Agência Brasil

Continue lendo

Basquete

Última chance: Brasil estreia nesta terça no Pré-Olímpico de Basquete

Petrovic definiu os 12 jogadores que brigarão por vaga em Tóquio 2020

Publicado

on

Foto: Washington Alves/COB

A seleção brasileira masculina de basquete estreia contra a Tunísia no Pré-Olímpico de Basquete nesta-terça feira (29), às 15h (horário de Brasília), em Split (Croácia). A competição reúne seis países e apenas o campeão irá aos Jogos de Tóquio (Japão). Será a última chance de o basquete nacional brigar pela vaga olímpica, já que a seleção feminina não se classificou a Tóquio 2020.

O técnico Aleksandar Petrovic fechou neste domingo (27) a lista de 12 jogadores – o último a ser cortado foi o ala/pivô Cristiano Felício – que participarão do torneio. A equipe chegou à Croácia na última sexta-feira (25). 

“Estamos próximos da competição e acredito que prontos para o Pré-Olímpico. Fizemos duas semanas ótimas de trabalho, e definimos neste domingo o grupo. Tivemos primeiro a saída do Caio, um jovem muito talentoso, depois do Cristiano Felício, que certamente estará conosco no futuro, e por último o Léo Demétrio, que foi uma grande surpresa nessa preparação, treinando muito bem e jogando muito bem na posição 3. É outro que em breve estará de volta e defenderá o Brasil por muitos anos”, garantiu Petrovic, em depoimento ao site da Confederação Brasileira e Basquetes (CBB).

A equipe chegou à Croácia na última sexta-feira (25). Entre os 12 relacionados, o pivô Lucas Mariano não vê a hora de entrar em quadra.

“Estou muito feliz com o meu momento, muito motivado e confiante para o Pré-Olímpico. Acredito que o Brasil está pronto e quero fazer ainda melhor no torneio, mantendo o bom momento que tive no São Paulo na temporada” – disse o atleta de 28 anos.

Após a Tunísia, a seleção masculina encara a Croácia, dona da casa, na quarta-feira (30), às 15h. Os dois melhores desse mini-grupo avançam às semifinais, contra os dois melhores entre da outra chave (Alemanha, México e Russia). A final será no dia 4 de julho. 

Convocados

Armadores
Georginho – São Paulo
Marcelinho Huertas – Tenerife-ESP
Rafa Luz – BC Nevžis-Optibet-LIT
Yago – Flamengo

Alas/Armadores
Vitor Benite – Burgos-ESP

Alas
Alex Garcia – Bauru
Léo Meindl – Fuenlabrada-ESP

Alas/pivôs
Bruno Caboclo – Limoges-FRA
Lucas Dias – SESI Franca

Pivôs
Anderson Varejão – Cleveland Cavaliers-EUA
Lucas Mariano – São Paulo
Rafael Hettsheimeir – Flamengo

Por: Agência Brasil

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Continue lendo

Popular