Em expressiva votação popular com indicações do próprio público, o prêmio Brasil Startups Awards reconheceu 21 atores da capital federal que vêm se notabilizando no ecossistema da inovação, tecnologia, empreendedorismo e startups no país. A entrega da premiação ocorreu, nesta quinta-feira (14), durante prestigiada cerimônia na Hípica Hall, em Brasília.
De acordo com Hugo Giallanza, presidente da Brasil Startup, que lidera a realização do prêmio, nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um crescimento vertiginoso nesse universo, assim como a ampliação de investimentos em startups, em torno de R$ 48 bilhões. Segundo ele, a maioria desses recursos está concentrada nas regiões Sul e Sudeste.
“A gente resolveu trazer essas discussões para o centro do país com a perspectiva de que, nos próximos anos, os outros estados, que também são reconhecidos como promotores da inovação e tecnologia, possam ter esse destino para expor e apresentar os seus projetos”, vislumbra Giallanza.
Brasil Startups Awards
A experiência de 2022 de reconhecer e premiar os atores que se destacam no setor, no Distrito Federal, levou os organizadores a ampliarem o reconhecimento para todo o país. Com isso, foram criadas 21 categorias e, diante da projeção nacional, o prêmio foi denominado Brasil Startups Awards.
As indicações ocorreram no período de 9 a 14 de dezembro e a votação foi feita por meio de login no Linkedin. Segundo a organização, a plataforma de mídia social foi escolhida por ser considerada indispensável ao universo de startups em razão da sua finalidade em promover networking e conexões profissionais. Foram computados 5,5 mil votos, sendo 1,7 mil votos únicos.
Cases
Luiz Filipe Guerra, CEO da Atmos, foi o vencedor na categoria “Startup Destaque do Ano”, que reconhece a startup que se destacou de forma mais significativa em todos os aspectos durante o ano. Sediada em Brasília, sua empresa ajuda empreendimentos de pequeno e médio porte a economizarem energia com soluções de inteligência artificial, desde maio de 2020. São mais de 50 clientes atendidos nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Para Guerra, esse reconhecimento é reflexo da jornada de aprendizado e de impacto das soluções oferecidas aos seus clientes que, além de economizarem no bolso, ajudam o planeta não emitindo gases de efeito estufa.
“Estar aqui é uma consolidação de que as startups também estão voltadas para resolver problemas climáticos e estão ganhando força. E mostra que é possível desenvolver tecnologia que impacte, não só Brasília, mas o Brasil e o mundo”, avaliou o empresário.
Victória Porto foi a indicada que teve a votação mais expressiva superando a marca dos 120 votos únicos e foi premiada na categoria “Líder do Ecossistema do Ano”, com a Metodologia TXM, no Distrito Federal. A categoria reconhece um líder que teve um impacto significativo no fortalecimento e crescimento do ecossistema de startups.
A Metodologia TXM é um programa de inovação e empreendedorismo voltado para pessoas que têm boas ideias e querem transformá-las em negócio para mudar a realidade das comunidades onde estão inseridas, a partir de suporte técnico, consultorias, workshops e palestras.
“Me sinto muitíssimo feliz neste evento de peso. Nós sabemos que têm outras entidades importantes, outros parceiros e atores de destaque. [Isso] só me faz ter mais certeza sobre o meu propósito e mais motivação em fazer a diferença no mundo”, comemorou.
Brasil Startups
A Brasil Startups surgiu em 2011 e constitui-se de uma sólida rede de atores-chave atuando como um hub do empreendedorismo e inovação que promove a conexão entre startups e governo, mercado e academia. Também fomenta a inovação, desenvolvimento social e econômico com o propósito de impulsionar o intercâmbio de experiência, transferência tecnológica, qualificação e geração de negócios em escala global.
Organizado pelo Instituto Conecta Brasil e Brasil Startup, o Brasil Startups Awards conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal e patrocínio do banco BRB.