O bairro Três Pinheiros, em Gramado, no Rio Grande do Sul, vive uma situação de emergência após as fortes chuvas que castigaram a cidade no último fim de semana. Segundo a prefeitura, todas as casas do bairro foram interditadas por causa do risco de deslizamento de terras, que já causou a morte de duas pessoas no sábado (18/11).
Os moradores estão assustados com as rachaduras que se formaram no solo e nas paredes das residências. Eles foram orientados a deixar o local e buscar abrigo em casas de parentes ou amigos, ou em alojamentos disponibilizados pela prefeitura.
A prefeitura informou que equipes técnicas das secretarias do Meio Ambiente e do Planejamento Urbano estão fazendo a avaliação das áreas críticas e elaborando pareceres técnicos sobre a situação. Além disso, a prefeitura contratou a empresa Azambuja Engenharia para fazer um diagnóstico e um plano de trabalho sobre as medidas necessárias para garantir a segurança da população.
O prefeito Nestor Tissot disse que espera receber os relatórios da empresa ainda nesta semana e que tomará as providências cabíveis para resolver o problema. Ele pediu a compreensão e a colaboração dos moradores e afirmou que a prefeitura está empenhada em minimizar os danos causados pelas chuvas.