Brasil

Bruno Covas, em São Paulo e Eduardo Paes, no Rio de Janeiro, são os novos prefeitos

Ao todo, 14 capitais elegeram novos prefeitos em segundo turno neste domingo (29)

Publicado

on

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O segundo turno das eleições municipais 2020 aconteceu em 57 cidades. Neste domingo (29), todos os candidatos a prefeitos nos municípios que não elegeram em primeiro turno, disputaram a última chance. Dois locais com maior visibilidade são o Rio de Janeiro e São Paulo. O novo prefeito paulista, eleito com 3.169.121 votos, foi Bruno Covas (PSDB). Já no Rio, os eleitores escolheram Eduardo Paes (DEM) como prefeito pelos próximos quatro anos, com 1.629.319 votos.

O segundo turno nesses locais foi bastante disputado. Isso porque nenhum dos candidatos teve uma vantagem muito expressiva ao longo da campanha. Com isso, foi difícil prever com antecedência qual deles seria eleito.

Prefeito em São Paulo

A cidade mais populosa do Brasil escolheu Bruno Covas (PSDB), atual prefeito de São Paulo e Guilherme Boulos (PSOL) para o segundo turno das eleições municipais.

De acordo com o aplicativo “Resultados”, da Justiça Eleitoral, após 100% das urnas apuradas no primeiro turno, os dois candidatos disputaram a vaga neste domingo. A vitória ficou por conta de Bruno Covas, com 59,38% dos votos. A vitória estatística de Covas se deu com 93,68% das urnas apuradas. Boulos recebeu 2.168.109 votos válidos.

Já na reta final do segundo turno, o candidato Guilherme Boulos foi diagnosticado com covid-19 e, por isso, o debate na Globo teve de ser cancelado. Ele era um dos mais decisivos, visto que antecedia o dia de votação. Boulos também precisou ficar de quarentena. Dessa forma, não pôde votar neste domingo.

Prefeito no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro o segundo turno ficou entre o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) e o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos). O vencedor acabou sendo Eduardo Paes, com 64,07% dos votos válidos. Ainda com menos de 90% das urnas apuradas a vitória, estatisticamente comprovada, foi de Paes. Marcelo Crivella recebeu 913.700 votos válidos.

Durante a campanha no segundo turno as pesquisas de intenção de votos permaneceram equilibradas. Eduardo Paes se manteve à frente em todas as pesquisas para possíveis prefeitos, chegando a alcançar o dobro de intenções de votos em relação ao adversário Marcelo Crivella.

Apuração em tempo real

As votações para elegerem os novos prefeitos se encerraram às 17h em todas as zonas eleitorais. Com isso, o TSE começou a realizar oficialmente a apuração dos votos. A população pôde acompanhar os resultados parciais logo após o término das votações.

Por fim, seguindo o que aconteceu no dia 15, a abstenção também foi alta no segundo turno das eleições municipais 2020. Ao todo, 1.720.154 (35,45%) eleitores não foram às urnas no dia da votação no Rio de Janeiro. Em São Paulo a abstenção ficou em por conta de 2.769.179 (30,81%) de eleitores.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile