A caçada dos policiais civis e militares do estado de Goiás para encontrar Lázaro Barbosa continua a todo vapor. A sensação no 1º Pelotão do Distrito de Girassol — local de concentração dos policiais — é de tensão da população e dos próprios agentes. O segurança Adiel Leite, morador da região, tem acompanhado de perto o começo das buscas e se diz atento aos passos do foragido. Ele, porém, se diz surpreso em não ver nos veículos de comunicação o fato de que Lázaro Barbosa já é conhecido por matar cerca de 10 pessoas.
“Aqui do lado da cidade mesmo, a 1,5 km ele matou dois caseiros, a cerca de mais 10 km da cidade ele matou outro caseiro, que é conhecido na região como Japonês, e todo mundo da nossa cidade sabe desses crimes do Lázaro. Aí ele também matou uma pessoa na cidade de Eclética e mais dois em Santo Antônio. E foi então que ele subiu pra Ceilândia, mas nas redes sociais só tem mostrado os assassinatos de Ceilândia, mas 99% dos moradores daqui sabem que foi que ele matou essas outras pessoas”, afirma Adiel.
O segurança, apesar de estar feliz com a concentração dos policiais na área, acredita que muitas pessoas estão subestimando o conhecimento de Lázaro das matas. Ele relembrou o episódio em que o foragido se escondeu por 17 dias na Bahia e não foi encontrado por nenhum policial.
Os policiais chegaram nesta quarta-feira (16) ao município de Girassol para intensificarem as buscas. O local tem se tornado Centro de Operações da cúpula de segurança pública de Goiás. Os policiais estão, até primeira ordem, sem informações acerca dos procedimentos que vão ser tomados para os próximos dias.
Em off, conversamos com um sargento da polícia militar de Goiás, a informação é de que as buscas vão continuar até acharem Lázaro Barbosa e que há policiamento constante terreno e aéreo. Na tarde desta quarta-feira, cães farejadores também chegaram ao local para dar suporte às buscas. A pressão, segundo o sargento, é que agora o caso está com repercussão nacional, atraindo o holofote do país inteiro sobre a operação de busca.
Projeção de Disfarce
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) divulgou uma projeção de disfarce que poderá ser usada por Lázaro. Em comunicado, a corporação solicitou aos veículos de comunicação que divulguem as projeções a fim de avisar à população as variadas faces do foragido.
O documento foi elaborado por especialistas da PCDF para dar suporte à operação e para ajudar nos reconhecimento do foragido. Há fotos publicadas nas redes sociais mostrando Lázaro com barba, sem barba e cabelo raspado, ou seja, para a corporação, os moradores devem imaginar Lázaro com diversas fisionomias diferentes para reconhecê-lo.
Apoio da comunidade
Como uma forma de prestar solidariedade aos policiais que estão na operação há cerca de uma semana, alguns moradores da região de Girassol, em Goiás, levaram água e alimentos aos agentes. Esta foi uma das formas que a comunidade encontrou para deixar o ambiente mais leve e mostrar aos agentes que a população está preocupada com todos os envolvidos nas buscas.
O motorista Kevin da Silva Rodrigues foi um dos que levou água e demais suprimentos no local que os policiais estão se concentrando. De acordo com ele, o gesto é para mostrar apoio aos agentes durante o expediente. Alguns policiais estão acampados no local há dias, sem voltar para casa e se alimentando com a ajuda da comunidade local.
Coletiva
No fim da tarde desta quarta-feira, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, participou de uma coletiva de imprensa em frente ao 1º Pelotão do Distrito de Girassol. Na fala, o secretário tranquilizou a população ao afirmar que a operação só acabará quando eles capturarem Lázaro. Para isso, todo o contingente de policiais foi reforçado para que as buscas permaneçam 24h por dia.
Ao ser questionado sobre a fala do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), de que Lázaro estava os fazendo quase de bestas, o secretário de Segurança Pública de Goiás rebateu o comentário e destacou que só aceitará comentários de quem está participando de perto da operação.
Na oportunidade, Rodney Miranda afirmou que nessa terça-feira (15), Lázaro quase foi capturado pelos policiais e que o cerco está se fechando cada vez mais. Dessa forma, a expectativa é de que o encontrem o mais rápido possível. Rodney definiu Lázaro Barbosa como sendo um psicopata, por tudo o que fez contra as pessoas que matou recentemente e pela forma fria que tem enfrentado toda a situação. As buscas continuam agora pelo período da noite e se estendem até à manhã.