Dois irmãos, de 6 e 9 anos, se jogaram do segundo andar de um apartamento na zona Sul de Ribeirão Preto (SP) na manhã desta quinta-feira (20), ao verem a chegada do Conselho Tutelar, que foi ao local averiguar uma denúncia anônima de violência doméstica e cárcere privado. Os meninos sofreram ferimentos leves e foram levados para a UPA Leste.
A mãe das crianças, Geslaine Thomaz Castilho, que não estava no apartamento no momento do incidente, alegou à Polícia Civil que trabalha como diarista e não tem com quem deixar os filhos. Ela disse que já havia procurado o Conselho Tutelar para tentar uma vaga em uma escola integral para os meninos, mas não obteve resposta.
Segundo a conselheira Marlene Colombo, as crianças estavam trancadas no apartamento, que tinha higiene precária e pouca comida. Ela disse que as crianças tinham marcas de agressão pelo corpo e que a mãe as ameaçava de entregá-las ao conselho. “Acho que eles se assustaram e acharam que iam ser levados pelo conselho”, afirmou.
A guarda dos irmãos foi concedida provisoriamente a uma tia. O mais novo ainda vai passar por uma cirurgia no pé e será entregue à parente após receber alta. O pai das crianças, que mora em Santa Catarina, será acionado pelo Conselho Tutelar para acolhê-las. Caso contrário, elas serão encaminhadas a um abrigo.
Geslaine foi ouvida pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e liberada. Ela vai responder por maus-tratos e abandono de incapaz.