Curiosidades

Os dias futuros na Terra durarão 25 horas, diz estudo

Esta descoberta se baseia em uma nova medição da rotação da Terra feita com um laser de anel para medir micro flutuações na velocidade de rotação do planeta

Publicado

on

Foto: Reprodução

Você já quis ter mais tempo para fazer tudo o que precisa? Essa possibilidade pode não ser tão distante, de acordo com uma pesquisa da Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha. O estudo confirmou que a Terra está girando cada vez mais devagar. Se essa tendência se mantiver, os dias no nosso planeta poderão chegar a 25 horas.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas realizaram uma medição inédita da rotação da Terra. Eles usaram o laser anular do Observatório Geodésico Wettzell, que permite calcular a velocidade atual de rotação do planeta com uma precisão de até nove casas decimais.

A rotação da Terra não é constante, mas varia ao longo do tempo. Isso acontece por causa de vários fatores, como a influência da Lua, o atrito das marés oceânicas e da atmosfera. Esses fatores fazem com que a Terra perca energia e gire mais lentamente. Essas mudanças são muito sutis para nós, mas podem ser observadas na história geológica. Por exemplo, há 1,4 bilhão de anos, um dia na Terra durava apenas 18 horas e 41 minutos, e na época dos dinossauros, 23 horas.

Outro aspecto que interfere na rotação da Terra é a sua composição heterogênea, que mistura sólidos e líquidos. Essa combinação faz com que a rotação da Terra não siga um ciclo exato de 24 horas, como muitos pensam.

Segundo o estudo, a velocidade de rotação da Terra está diminuindo gradualmente a uma taxa de cerca de 1,7 milissegundos por século. Essa desaceleração pode ser explicada por dois motivos principais: um é o atrito das marés causado pela força gravitacional entre a Terra e a Lua, e o outro é a influência de outros fenômenos, como terremotos e mudanças na circulação atmosférica.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile