Um relatório recente do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) revela que o Brasil ocupa a posição de líder mundial no pagamento de juros sobre sua dívida pública. Com uma dívida bruta equivalente a 84,67% do Produto Interno Bruto (PIB) e juros básicos de 11,25%, o país destina 5,97% do seu PIB exclusivamente para encargos com juros.
O estudo, elaborado com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), JPMorgan e Banco de Compensações Internacionais (BIS), coloca o Brasil à frente de países como México e Índia, cujas dívidas representam, respectivamente, 53,09% e 82,75% do PIB, com encargos de juros de 5,83% e 5,27%.
Embora o Brasil seja o líder no pagamento de juros, o Japão figura com a maior dívida absoluta, chegando a 252,36% do PIB, seguido por países como Argentina, Itália, Estados Unidos e França.
A análise do FSB também ressalta o aumento da dívida pública após a pandemia, causado por políticas fiscais expansionistas e a desaceleração econômica global. O relatório alerta sobre os riscos financeiros para países emergentes e de baixa renda, que podem enfrentar maiores dificuldades com o aumento da dívida e os encargos com juros.