Economia

Desemprego cai para 7,8% em agosto e é o menor desde 2015, diz IBGE

Segundo dados do IBGE, desemprego no país atingiu 8,4 milhões em agosto deste ano, queda de 1,1 ponto percentual ante agosto de 2022

Publicado

on

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Brasil registrou uma melhora no mercado de trabalho no trimestre móvel encerrado em agosto de 2023, com a taxa de desemprego caindo para 7,8%, o menor nível desde 2015. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (29/9).

O resultado ficou em linha com as expectativas dos analistas consultados pela Refinitiv, que projetavam uma taxa de desocupação de 7,8%. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando o desemprego estava em 8,9%, houve uma queda de 1,1 ponto percentual. Na comparação com o trimestre anterior, quando o índice foi de 7,9%, a redução foi de 0,1 ponto percentual.

Segundo o IBGE, o número de pessoas sem trabalho (8,4 milhões) diminuiu tanto na comparação trimestral (-5,9%) quanto na anual (-13,2%). Por outro lado, o número de pessoas com trabalho (99,7 milhões) aumentou 1,3% em relação ao trimestre anterior e 0,6%, na comparação com o mesmo período de 2022.

Para Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílio do IBGE, os dados mostram que o mercado de trabalho está se recuperando da crise provocada pela pandemia de Covid-19, com mais pessoas conseguindo uma ocupação.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile