Economia

Previsão de inflação do mercado financeiro cai para 6,02% em 2023

Informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central

Publicado

on

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central optou por manter os juros básicos da economia em 13,75%, em sua reunião na semana passada. A decisão de manutenção da Selic era esperada pelo mercado financeiro, com previsão de que ela se mantenha nesse patamar até, pelo menos, a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de agosto. A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 6,05% para 6,02% este ano, após a manutenção da Selic.

Apesar disso, a estimativa para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta é 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Segundo o BC, a chance de a inflação oficial superar o teto da meta em 2023 é de 83%. Para 2024, a projeção da inflação ficou em 4,16%. Para 2025 e 2026, as previsões são de inflação de 4% para os dois anos.

O Banco Central usa como principal instrumento para alcançar a meta de inflação a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Copom. A taxa está nesse nível desde agosto do ano passado e é o maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar. Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Para o fim de 2024, a estimativa do mercado é que a taxa básica caia para 10% ao ano. Já para o fim de 2025 e de 2026, a previsão é de Selic em 9% ao ano, para os dois anos. A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano se mantém em 1%, mesma da semana passada. Para 2024, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) é de crescimento de 1,4%. Para 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,8%, para ambos os anos.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile