Educação

Enem e Encceja 2023 terão cartão-resposta com fonte ampliada

Medida do Inep atende participantes com deficiência visual

Publicado

on

Alexandre Campbell/Direitos reservados

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou uma importante medida de acessibilidade para as edições de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os cartões-respostas desses exames passarão a ter uma fonte ampliada, visando proporcionar maior acessibilidade a pessoas com deficiência visual e garantir a isonomia entre os participantes.

A ampliação da fonte para tamanho 18 é uma iniciativa do Inep para promover mais autonomia aos candidatos com baixa visão. Anteriormente, os cartões-respostas eram impressos em fonte padrão de tamanho 12 para todos os participantes. Além disso, o tamanho do papel também será modificado. Tanto os cartões-respostas quanto as Folhas de Redação do Enem e do Encceja serão impressos em folhas do tipo A3, com dimensões maiores de 297 x 420mm.

No caso das Folhas de Redação, para manter a semelhança com o tamanho regular (papel A4, com 297 x 210mm), o papel ampliado conterá 25 linhas para a redação do Encceja e 30 linhas para a redação do Enem e do Encceja Ensino Médio, com espaçamento de 1,5 cm.

É importante ressaltar que, no momento da inscrição, o candidato poderá optar pelo cartão-resposta ampliado, porém, perderá o direito ao auxílio para transcrição das respostas. Aqueles que escolherem o cartão de tamanho regular ainda terão a opção de contar com um transcritor. As inscrições para o Encceja 2023 estarão abertas de 22 de maio a 2 de junho, enquanto as inscrições para o Enem 2023 ocorrerão de 5 a 16 de junho, conforme o cronograma do INEP.

Essa iniciativa do Inep reforça seu compromisso com a acessibilidade e inclusão, seguindo a Política de Acessibilidade e Inclusão adotada em 2000. Por meio dessa política, o Inep oferece atendimento especializado e recursos em exames e avaliações, buscando garantir igualdade de acesso aos programas educacionais brasileiros.

Os recursos de acessibilidade disponibilizados pelo Inep para pessoas com baixa visão incluem auxílio para leitura (leitor), auxílio para transcrição (transcritor), prova com letras e figuras ampliadas ou superampliadas, sala de fácil acesso e leitor de tela, que descreve por meio de voz sintetizada tudo o que aparece no monitor. Todas as solicitações devem ser feitas durante o processo de inscrição.

O Enem tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica e serve como porta de entrada para o ensino superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas do Ministério da Educação.

Por sua vez, o Encceja é destinado a jovens

e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada, certificando suas competências, habilidades e conhecimentos.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile