Os alunos que ainda não efetivaram a inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), têm até às 23h59 desta sexta para concluir o procedimento. Serão ofertadas 30 mil vagas. A lista dos alunos aprovados está prevista para sair em 4 de agosto.
De acordo com o MEC, para realizar a inscrição no programa, o candidato deverá antes criar uma conta no “gov.br” por meio de cadastro no “Login Único” do governo federal. Posteriormente, os estudantes devem efetivar a inscrição no Fies por meio da página oficial do programa.
Neste segundo semestre de 2020, o programa contou com a participação de 74.397 alunos. O número de inscritos este ano supera os dados registrados na edição do Fies do 2º semestre de 2019, que foi de 61.408 inscritos.
Os candidatos pré-selecionados no programa terão do dia 04 até as 23h59 de 6 de agosto para a complementação da inscrição.
O Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (Fies) é um programa do governo que tem por objetivo financiar a faculdade de estudantes que não possam arcar com as mensalidades de uma graduação.
Com a atualização do Fies, o MEC dividiu os tipos de financiamento em três modalidades:
- Modalidade Fies I: Um financiamento concedido diretamente do governo ao estudante, este terá um baixo custo e juros zero para pagar assim que se graduar. Esta modalidade é destinada para estudantes que tenham renda mensal familiar de até três salários mínimos.
- Modalidade Fies II: Financiamento oferecido por instituições financeiras (bancos) que utilizam recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para fornecer o benefício aos estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste custeados. As taxas de juros irá variar de acordo com o banco.
- Modalidade Fies III: Destinada também para estudantes que tenham renda familiar mensal de até cinco salários mínimos. No entanto, é voltada para todas as regiões do Brasil e o financiamento concedido será custeado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As taxas de juros irá variar de acordo com o banco.
De acordo com o edital, podem se candidatar:
- Quem fez o Enem a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha zerado na redação
- Alunos que possuam renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos
Estudantes contemplados com bolsa parcial de 50% do Programa Universidade para Todos (ProUni) também podem participar.
Confira o cronograma do Fies:
- Início das inscrições: 28 de julho
- Fim das inscrições: 31 de julho (até 23h59)
- Resultado: 4 de agosto
- Contratação de financiamento: de 4 a 6 de agosto (até 23h59)
- Pré-seleção da lista de espera: todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera.
- Convocação da lista de espera: de 4 a 31 de agosto (até 23h59)
Por Willian Netto – Edu Notícias