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Educação

Uruguai lidera transformação digital na educação: O que podemos aprender com o modelo do país

Com a inclusão digital desde os primeiros anos, o país se tornou modelo na América Latina ao integrar tecnologia ao ensino básico e técnico

Como o Uruguai transformou sua educação com a tecnologia: Lições para a América Latina

O Uruguai se destaca como um exemplo na América Latina quando o assunto é a aplicação de tecnologia na educação. Desde os primeiros anos do ensino básico, o país adotou a ideia de que a inclusão digital de 100% dos alunos seria essencial para a transformação educacional. Por meio de um projeto nacional coordenado pela Ceibal (Conectividade Educativa de Informática Básica para o Aprendizado On-line), o Uruguai distribuiu dispositivos, capacitou professores e garantiu o acesso contínuo a equipamentos, tornando o uso de laptops uma realidade no currículo escolar, desde o ensino infantil até o técnico.

Criada no início dos anos 2000, a Ceibal atua de forma independente do governo, permitindo maior agilidade na adaptação às mudanças tecnológicas e garantindo que as escolas de diversas regiões do país, inclusive as de baixo poder aquisitivo, não ficassem para trás. Até o final de 2023, quase 3 milhões de dispositivos foram distribuídos a alunos e professores, e cerca de 3 mil escolas têm acesso à internet de alta velocidade.

A capacitação dos professores foi igualmente uma prioridade, com cursos online e presenciais para garantir que a tecnologia fosse usada de forma pedagógica, como uma ferramenta para aumentar a equidade educacional. Para garantir que os alunos não ficassem sem os dispositivos, o país criou uma rede de suporte técnico que possibilita que 80% dos dispositivos danificados sejam consertados em menos de três dias.

O Ceibal também investiu em plataformas digitais e recursos como a Matific, uma ferramenta gamificada para ensinar matemática, e a Biblioteca País, que disponibiliza milhares de livros e materiais educativos digitais. O sistema Ceibal também oferece programas de ensino de inglês, com videoconferências e atividades digitais.

Com os bons resultados do Uruguai, a pergunta é: o Brasil poderia adotar esse modelo? Embora o país ainda enfrente desafios para implementar uma transformação digital em sua educação, especialistas sugerem que o modelo uruguaio poderia servir de inspiração, especialmente com foco na formação contínua dos professores, manutenção dos dispositivos e uma mudança curricular que incorpore a tecnologia no ensino.

Educação

MEC divulga reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores para 2025; novo valor será de R$ 4.867,77

Portaria oficializando o aumento foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (31)

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MEC divulga reajuste salarial dos professores

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (31) o reajuste do piso salarial dos professores para 2025. O valor do novo salário foi estabelecido em R$ 4.867,77, o que representa um aumento de 6,27% em comparação com o piso de 2024, que era de R$ 4.580,57.

Este salário é destinado aos profissionais da educação pública que cumpram uma jornada de até 40 horas semanais. O reajuste ficou acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que no último ano foi de 4,83%.

O anúncio do aumento foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais na quinta-feira (30). Ele compartilhou a assinatura da Portaria MEC nº 77, de 29 de janeiro de 2025, que oficializa o novo valor para o piso salarial dos professores da rede pública de educação básica.

De acordo com a legislação sancionada em 2008, o reajuste é obrigatório e ocorre anualmente, sempre no mês de janeiro.

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Educação

Nobel da Educação: Professor brasileiro finalista do Global Teacher Prize 2025 usa inteligência artificial para resgatar contos populares

Helder Guastti da Silva, de João Neiva (ES), é o único brasileiro entre os 50 finalistas do prêmio e é reconhecido por seu projeto inovador que mistura tradição e inteligência artificial com alunos de escola pública

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Helder Guastti da Silva, um professor de João Neiva, no norte do Espírito Santo, está entre os finalistas do Global Teacher Prize 2025, considerado o “Nobel da Educação”. Ele é o único brasileiro entre os 50 escolhidos entre mais de 5 mil inscritos de 89 países. O prêmio, com uma premiação de US$ 1 milhão, reconhece professores inovadores de todo o mundo.

O projeto “Como Diz o Outro”, idealizado por Helder, é um exemplo de como ele combina tradição e tecnologia em suas aulas. Em 2023, ele implementou o projeto com alunos do 5° ano, onde os estudantes resgataram contos populares brasileiros e os modernizaram com o uso de inteligência artificial, transformando a tradicional prática de oralidade em uma experiência interativa e contemporânea.

“Foi um projeto simples, mas com um diferencial importante: a participação ativa das crianças em todas as decisões. Queríamos mostrar que a tecnologia pode ser usada de maneira positiva”, explica Helder, que também valorizou a colaboração dos alunos na pesquisa de histórias de suas próprias famílias.

O prêmio Global Teacher Prize, criado em 2014 pela Varkey Foundation e em parceria com a Unesco, é uma das mais prestigiadas premiações da área educacional. Helder destaca que, embora o reconhecimento seja importante, seu foco sempre foi na transformação do ensino e na valorização do potencial dos alunos, especialmente em escolas públicas.

“Estar entre os finalistas já é uma grande conquista. Não fazemos educação para validação, mas é um reconhecimento do esforço coletivo. O prêmio também serve para mostrar que a educação pública no Brasil tem potencial, apesar das dificuldades”, declara.

Além de sua atuação na sala de aula, Helder também impacta sua comunidade por meio do “Espaço de Leitura Confabulando”, um projeto criado com sua mãe, Rogéria Guastti. No espaço, localizado na garagem de sua casa, oferecem empréstimos de livros, aulas culturais e atividades para incentivar a leitura e o aprendizado na comunidade.

Helder viajará para Dubai em fevereiro para participar de uma imersão com outros finalistas. O vencedor será anunciado no final do ano. Para ele, ser finalista já é uma grande realização: “O prêmio não é só meu, é de todos que fazem parte dessa jornada, dos alunos e da comunidade.”

Este reconhecimento é uma prova de que, com dedicação, é possível transformar realidades e criar um impacto significativo, tanto na sala de aula quanto fora dela, promovendo a educação como ferramenta de mudança social.

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Educação

Sisu 2025: Resultados atrasam e geram frustração por divulgação em planilhas Excel

Processo de consulta fica mais complexo devido à ausência de informações sobre a posição nas listas de espera

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Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 foram finalmente divulgados nesta segunda-feira (27), com um atraso de um dia em relação ao cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). Para acessar as listas de aprovados, os candidatos precisam acessar o site oficial do programa (https://acessounico.mec.gov.br/sisu).

Problemas na divulgação

Além do atraso na divulgação, a forma como os resultados foram apresentados gerou desconforto entre os candidatos. Em vez de um sistema de fácil acesso, as listas foram disponibilizadas em planilhas Excel, o que exigiu que os candidatos fizessem o download dos arquivos. Outra falha foi a falta de informações sobre a classificação dos alunos nas listas de espera, dificultando a escolha do curso para quem desejava tentar uma vaga na repescagem.

Posicionamento do MEC

Até o momento, o Ministério da Educação não se pronunciou sobre os motivos do atraso nem sobre a utilização das planilhas Excel para a divulgação. Também não houve explicações sobre a ausência de dados nas listas de espera. O incidente deste ano segue um histórico de falhas, como ocorreu na edição de 2024, quando uma lista errada foi publicada, causando confusão entre os candidatos.

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma do MEC que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas brasileiras, com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Neste ano, o programa oferece 261.779 vagas em 124 instituições de ensino superior em todo o país.

O que fazer após o resultado

  • Se for aprovado: O candidato deve efetuar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025.
  • Se não for aprovado: O candidato pode manifestar interesse em participar da lista de espera até o dia 31 de janeiro. As universidades divulgarão os resultados da lista de espera individualmente.

Cronograma do Sisu 2025

O cronograma do Sisu 2025 segue as mesmas datas da seleção para o primeiro semestre:

  • Resultados da 1ª chamada: 27 de janeiro de 2025 (atraso em relação à data prevista de 26 de janeiro).
  • Matrículas: 27 a 31 de janeiro de 2025.
  • Manifestação de interesse na lista de espera: de 26 a 31 de janeiro de 2025.
  • Resultado das listas de espera: a data será definida por cada universidade.

Quem pode participar do Sisu 2025?

Podem participar candidatos que realizaram o Enem 2024 e obtiveram nota superior a zero na redação. Candidatos treineiros não são aceitos no programa.

Distribuição das vagas

O Sisu 2025 oferece 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação, distribuídas por instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do Brasil. As vagas são distribuídas da seguinte forma:

  • Nordeste: 119.130 vagas
  • Sudeste: 82.737 vagas
  • Sul: 29.225 vagas
  • Centro-Oeste: 20.405 vagas
  • Norte: 10.282 vagas

Entre os estados com mais vagas, destacam-se Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889), Paraíba (21.268) e Pernambuco (16.523). As universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF) lideram em termos de número de vagas, com 9.050 e 8.683, respectivamente. Além disso, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) tem o maior número de vagas entre os institutos federais, com 6.022.

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