Brasil

José Múcio defende aumento do orçamento da Defesa para 2% do PIB 

Segundo o ministro, atualmente o montante está em 1,3%

Publicado

on

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta terça-feira (11), durante a abertura da Laad Defence & Security 2023, a maior feira do setor de defesa da América Latina, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, defendeu um aumento gradativo do orçamento da área para 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Atualmente, o montante destinado à Defesa é de 1,3%. No entanto, Múcio reconheceu que, neste momento em que o país enfrenta altos índices de fome e desemprego, é difícil discutir o aumento. O ministro ressaltou que há necessidades de recursos em outras áreas e que é preciso lidar com os desafios do desemprego e da fome.

Apesar disso, Múcio destacou que investimentos em defesa podem gerar empregos e que a indústria de defesa é uma importante geradora de empregos e pagadora de impostos.

O ministro também afirmou que há interesse de outros países em comprar produtos brasileiros ou firmar parcerias com empresas brasileiras do setor de defesa e que estão previstas 20 reuniões bilaterais durante o evento.

Múcio tranquilizou a imprensa ao afirmar que a relação do governo federal com os militares está “absolutamente pacificada” e que cada um sabe qual é o seu papel e a sua necessidade.

Ele ressaltou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem prestigiado os militares e destacou que oficiais foram recebidos recentemente no Palácio do Planalto em uma cerimônia de promoção.

O ministro também falou sobre a possibilidade de uma compra adicional de novos caças Grippen, além dos 36 já adquiridos pelo governo brasileiro, mas ressaltou que ainda está em uma fase embrionária e que é preciso considerar a disponibilidade de recursos e as prioridades do país.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile