Nessa segunda-feira (12/6), a Justiça de São Paulo ordenou o bloqueio de R$ 87 mil em contas do ex-presidente Jair Bolsonaro devido à sua inadimplência com uma multa. Bolsonaro foi multado por desrespeitar a obrigatoriedade do uso de máscaras no estado durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19. A solicitação de bloqueio foi feita pela Fazenda de São Paulo e acatada pela juíza Ana Maria Brugin, da Vara das Execuções Fiscais Estaduais.
O ex-presidente, juntamente com seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), recebeu multas em 15 de dezembro de 2021 por circular sem máscaras em municípios do Vale do Ribeira. Na época, durante o governo de João Doria (ex-PSDB), o uso de máscaras faciais era obrigatório no estado como medida de combate à pandemia.
Em janeiro de 2023, já sob a administração do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), afilhado político de Bolsonaro, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) ingressou com três ações para que o ex-presidente efetue o pagamento das multas. O valor total das sanções chega a R$ 431 mil, embora as ações estejam sendo julgadas separadamente.