A cozinheira Susan de Sousa Sena, de 35 anos, foi alvo de injúria racial ao receber um e-mail com a saudação “Olá, macaca” após atualizar seu cadastro na loja Magazine Luiza no sábado (4). A cliente, residente de São Paulo, estava comprando uma máquina de lavar pelo aplicativo da loja e precisou atualizar seus dados, incluindo o e-mail e a senha.
Susan explicou à TV Globo que completou o processo de recuperação de conta e seguiu com sua compra normalmente, recebendo confirmações automáticas por e-mail. Porém, no dia seguinte, ao verificar se havia alguma mudança no status de entrega, se deparou com um e-mail incomum, no qual foi saudada de forma desrespeitosa.
A Magazine Luiza informou que o erro não estava relacionado ao processo de biometria feito pela cliente, que é totalmente digital, sem qualquer interação humana. A empresa também esclareceu que o ocorrido estava relacionado a um cadastro antigo, feito em 2011, no qual alguém teria registrado erroneamente o sobrenome de Susan como “macaca”.
Uma funcionária do setor de diversidade e inclusão da loja entrou em contato com Susan, pediu desculpas e explicou o erro. No entanto, Susan expressou sua indignação com o incidente, destacando o impacto emocional do episódio e o longo histórico de racismo em sua vida.
O caso foi registrado como injúria racial na Delegacia do 50° Distrito Policial do Itaim Paulista, que segue investigando o ocorrido.
Em nota, a Magazine Luiza lamentou o episódio e afirmou que adotou medidas para evitar que situações semelhantes aconteçam, como a exclusão do campo “apelido” dos formulários cadastrais e a criação de uma lista de palavras inapropriadas para vetar durante o preenchimento. A empresa ressaltou ainda seu compromisso com a diversidade e inclusão, mencionando as ações sistemáticas de conscientização de seus funcionários.