O Novembro Azul surgiu em 2003 na Austrália com o objetivo de foi chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina. A ação começou a acontecer também no Brasil e, a partir de então, as campanhas se tornaram tradicional no país.
O foco principal da ação é a conscientização, diagnóstico precoce e prevenção de doenças masculinas, em principal, o câncer de próstata, que é a segunda maior causa de morte entre homens. Dessa forma, várias entidades e órgãos do governo reservam o mês de novembro para lançar campanhas.
Outras doenças também entram no rol principal do Novembro Azul. Dentre elas: a hipertensão arterial sistêmica, as doenças cardiovasculares, a disfunção erétil o aumento do colesterol, o diabetes mellitus.
De acordo com o urologista e professor de medicina na Universidade de Brasília (UnB), Clayton Franco Moraes, a ação promovida pelos órgãos e entidades para conscientizar os homens sobre essas doenças, resulta em um crescimento na procura de profissionais de saúde.
“Com as companhas veiculadas nos meios de comunicação, o mês de novembro apresenta um aumento de pacientes nos consultórios de urologia à procura de diagnósticos, tratamentos e orientações médicas”, explica o urologista.
Exame de Próstata
Os exames para detectar o câncer de próstata devem ser feitos a partir dos 50 anos por todos os homens. A idade reduz para 45 para homens negros ou pessoas com histórico familiar de câncer de próstata, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
O toque retal e o exame de sangue (PSA) são os mais comumente usados para a detecção de câncer de próstata. Contudo, eles servem também para outros propósitos, é o que explica o urologista Clayton Franco Moraes.
“A finalidade dos exames não é somente a detecção do câncer, mas é também de diagnosticar a hiperplasia benigna da Próstata que é a doença mais frequente nos homens idosos com importante repercussão na qualidade de vida da população masculina. A periodicidade do exame deve ser anual para todos os homens”, completa Clayton.
A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de diagnosticar 65.840 casos novos por meio da campanha do Novembro Azul.
Sintomas
A detecção precoce do câncer de próstata é mais difícil pois os pacientes nem sempre apresentam os principais sintomas. Para isso, as ações durante o mês de novembro são para conscientizar a realização de exames anualmente.
Abaixo listamos os principais sintomas do câncer de próstata relatado pelo dr. Clayton Moraes:
- Dificuldade de urinar
- Demora em começar e terminar de urinar
- Sangue na urina
- Sangue no esperma
- Diminuição do jato de urina
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
Por fim, caso apresente os sintomas, a recomendação é procurar o hospital mais próximo para verificar se eles correspondem ao câncer de próstata ou outro problema.