Na manhã desta quinta-feira (28/11), a Polícia Militar cumpriu dois mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão em três cidades paulistas, dando sequência a uma operação que investiga um esquema criminoso vinculado ao Primeiro Comando da Capital (PCC). A operação apura crimes de obstrução da Justiça, violação de sigilo e corrupção.
De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo (MPSP), membros do PCC, juntamente com advogados e outros envolvidos, obtiveram acesso indevido à senha de um servidor do MPSP. Com essa senha, o grupo conseguiu invadir o sistema de processos e acessar dados sigilosos, comprometendo investigações em andamento e frustrando o trabalho da polícia e do Ministério Público.
A operação conta com a participação de promotores de Justiça, servidores do MPSP e um contingente de 40 policiais militares. As diligências visam desmantelar a rede criminosa e combater as práticas de obstrução à Justiça e corrupção dentro do sistema.