Brasil

Pix começa a funcionar para todos os clientes nesta segunda-feira (16)

Com o serviço será possível realizar transferências bancárias a qualquer hora do dia em até 10 segundos

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

No que se refere a transferência de valores não há outro assunto mais comentado no momento do que o Pix. O serviço promete efetivar transações em menos de 10 segundos e a qualquer hora do dia, mesmo em fim de semana e feriados.

Até este domingo (15), o Pix funciona com uma número limitado de pessoas, a chamada fase de operação restrita. Nesse período, um número pequeno de pessoas pode experimentar a ferramenta criada pelo Banco Central. Dessa forma, podem transferir, pagar e até receber valores quase que instantaneamente.

A princípio, o sistema pode parecer difícil de mexer pois as transações não serão como o DOC e TED, que podem demorar de 1 hora a mais de dias, dependendo do momento que for efetivado. Contudo, o objetivo é totalmente o contrário, os criadores pensaram no aplicativo para funcionar de forma intuitiva e sem muitas ferramentas e opções internas. Para você não se perder, listamos abaixo os três principais pontos para saber sobre o Pix.

Chaves

O grande diferencial do Pix são as chaves. Mas o que elas significam? Basicamente, são informações que conectam você às suas contas bancárias. Com elas, não será mais necessário pedir nenhum tipo de informação adicional para poder finalizar cada transferência.

Elas podem ser: CPF/CNPJ, número de telefone, e-mail ou chave aleatória (uma sequência alfanumérica gerada de forma aleatória, evitando assim, vincular dados pessoais na transação).

Tela do Pix no aplicativo Nubank

Disponibilidade

As opções disponíveis hoje em dia têm limites em questão de horário. No caso da TED, o dinheiro cai no mesmo dia se realizado antes das 17h. Já no DOC, o dinheiro cai no dia seguinte, e se for feita após as 22h, o valor fica disponível apenas dois dias depois. Com o Pix. O usuário poderá efetuar transferências a qualquer hora do dia, sendo feriado ou fim de semana.

Nesse caso, no primeiro dia de operação total do Pix, um usuário poderá transferir um valor após o horário limite do DOC, que é às 22h e o valor vai cair dentro de 10 segundos. Ao passo que o DOC agendaria a transferência para a terça-feira (17).

QR Code

Por fim, assim como já acontece em diversos aplicativos, o uso de QR Code também estará disponível no Pix. Dessa forma, o usuário digita o valor da transferência e o aplicativo vai gerar o QR Code com o valor correto. Haverá também a opção de QR Code estático, ou seja, a imagem e o valor serão sempre os mesmos. Com isso, uma loja, por exemplo, pode vender um produto várias vezes sem precisar gerar um código diferente para cada transação.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile