Nesta terça-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou uma viagem de dois dias à China e fará uma visita oficial aos Emirados Árabes Unidos no próximo sábado (15). Antes de embarcar, Lula transmitiu o cargo ao vice-presidente Geraldo Alckmin, que o acompanhou até a Base Aérea de Brasília.
Acompanhado por uma comitiva de empresários, governadores, parlamentares e ministros, Lula tem uma agenda lotada com a expectativa de assinar mais de 20 acordos em diversas áreas durante sua estadia na China.
A programação oficial começa na quinta-feira (13) em Xangai, onde participa da cerimônia de posse da ex-presidenta Dilma Rousseff no comando do Novo Banco de Desenvolvimento. À noite viaja para Pequim, onde terá reuniões bilaterais com as principais autoridades do país, incluindo o presidente chinês, Xi Jinping.
Essa será a quarta visita internacional de Lula desde o início do terceiro mandato. Ele já esteve na Argentina, no Uruguai e nos Estados Unidos, além de receber o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, em Brasília no final de janeiro. Após a viagem à China, Lula fará uma visita oficial aos Emirados Árabes Unidos no sábado, retornando ao Brasil em seguida.