O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), anunciou que a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, permanecerá à frente da pasta pelo menos até o final desta semana. O encontro entre Lula e a ministra ocorreu na manhã desta terça-feira (13) no Palácio do Planalto, em meio à pressão do Congresso Nacional para que o presidente realizasse mudanças em sua equipe ministerial. No entanto, Lula optou por não demiti-la neste momento.
A decisão de Lula em não exonerar Daniela Carneiro está relacionada à próxima reunião agendada para quinta-feira (15), na qual o presidente irá se encontrar com todos os ministros do governo. Além disso, a ministra do Turismo tem compromissos marcados no Congresso nos próximos dias.
Ainda nesta terça-feira, Daniela Carneiro deverá participar de uma audiência na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, na qual discutirá os planos e programas do Ministério do Turismo para o ano de 2023. Já na quarta-feira (14), ela comparecerá à Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado para apresentar as ações da pasta para os próximos dois anos.
Diante desses compromissos importantes e da iminente reunião com todos os ministros, Lula optou por manter Daniela Carneiro no cargo pelo menos até o término desta semana. Essa decisão visa garantir a continuidade das atividades do Ministério do Turismo e permitir que a ministra cumpra suas agendas no Congresso Nacional, fornecendo informações relevantes sobre as ações planejadas para o setor nos próximos anos.