O prefeito de Barra do Piraí (RJ), Mário Esteves (Solidariedade), causou polêmica ao defender a castração de meninas como forma de controlar o número de crianças na cidade. A declaração foi feita na quinta-feira (14/9), durante a inauguração de uma estrada no município.
Segundo o prefeito, a cidade tem “criança demais” e precisa de uma legislação que estabeleça um limite de dois filhos por família. Mário Esteves disse que a construção de creches não é suficiente para atender à demanda e que seria necessário um “processo federal, estadual, municipal” para reduzir a natalidade.
“O que não falta em Barra do Piraí é criança. Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população, é muito filho, cara. É no máximo dois”, afirmou o prefeito, em um vídeo que circula nas redes sociais.
A fala do prefeito gerou indignação e repúdio nas redes sociais, onde usuários classificaram a proposta como “criminosa, misógina e machista”. Alguns internautas também lembraram que a castração é uma violação dos direitos humanos e que o controle da natalidade deve ser feito por meio de políticas públicas de educação sexual e saúde reprodutiva.