O encontro do G20 acontece neste fim de semana e pela primeira vez, será de forma totalmente virtual. Em vídeo gravado aos demais líderes das maiores potências mundiais, o presidente Jair Bolsonaro disse que Brasil estava certo no combate à pandemia do novo coronavírus.
A reunião da cúpula, que acontece virtualmente, busca estudar medidas para estabilizar a economia mundial. A cúpula acontece na Arábia Saudita e marca um acontecimento histórico: é o primeiro país árabe a conduzir as reuniões do G20.
Participação do Brasil
O presidente Bolsonaro participou de forma remota, ao enviar um vídeo, divulgado pelo perfil do G20 no Twitter. Nele, Bolsonaro se posiciona sobre o combate à pandemia do novo coronavírus e afirma que desde março fala sobre cuidar da economia e saúde.
“Este ano, enfrentamos desafios sem precedentes na história recente. A cooperação no âmbito do G20 é essencial para superarmos a pandemia da Covid-19 e retomarmos o caminho da recuperação econômica e social. Desde o início ressaltamos que era necessário cuidar da saúde e da economia, simultaneamente”, diz Bolsonaro.
O Brasil tem hoje mais de 6 milhões de casos confirmados da covid-19 e cerca de 168 mil óbitos decorrentes da doença.
Recentes acontecimentos
Em vídeo divulgado no próprio perfil do Twitter, Bolsonaro falou, ainda que indiretamente, sobre o recente caso do homem negro morto no Carrefour. Na noite dessa sexta-feira (20), protestos ao redor do país marcaram presença. Uma unidade do Carrefour chegou a ser parcialmente incendiada durante um ato de manifestação.
Bolsonaro abriu o vídeo informando que antes de começar com o assunto principal da reunião do G20, falaria sobre alguns acontecimentos no país.
“Nossa liberdade é inegociável. Como homem e como presidente enxergo todos com as mesmas cores: verde e amarelo. Não existe uma cor de pele melhor do que as outras. O que existem são seres humanos, bons e maus. E são as nossas escolhas e valores que determinarão em quais dos dois grupos nos incluiremos. Aqueles que instigam o povo à discórdia, fabricando e promovendo conflitos, atentam, não somente contra a nação, mas contra a nossa própria história”, diz Bolsonaro em trecho do vídeo.