A partir desta segunda-feira (23/12), o rodízio de veículos na capital paulista está temporariamente suspenso. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, até o dia 10 de janeiro de 2025, automóveis de passeio poderão circular sem restrições, independentemente do final de suas placas.
Entretanto, as regras continuam em vigor para veículos pesados, como caminhões. As restrições também permanecem na Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e na Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), conforme informações da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito.
Retorno do rodízio
A suspensão do rodízio será encerrada em 12 de janeiro de 2025, com as regras voltando ao normal na segunda-feira, 13 de janeiro. Vale ressaltar que, aos finais de semana, o rodízio não é aplicado.
Como o rodízio funciona
O rodízio de veículos na cidade tem como objetivo reduzir os congestionamentos, restringindo a circulação de carros em determinados horários no Minianel Viário, que abrange o centro expandido da capital. Essas restrições ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h.
As áreas afetadas incluem marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes, Afonso D’Escragnolle Taunay, Tancredo Neves, entre outras vias importantes.
Finais de placa e dias de restrição
Durante o período regular, os veículos são proibidos de circular com base no número final da placa, seguindo a tabela abaixo:
- Segunda-feira: finais 1 e 2
- Terça-feira: finais 3 e 4
- Quarta-feira: finais 5 e 6
- Quinta-feira: finais 7 e 8
- Sexta-feira: finais 9 e 0
Penalidades
Motoristas que desrespeitarem o rodízio estão sujeitos a multa de R$ 130,16, além de quatro pontos na CNH, conforme estipulado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Fonte: Prefeitura de São Paulo