Brasil

UnB amplia critérios para participar do teste de vacina da Covid-19

Agora, profissionais da saúde que atuam na linha de frente do vírus e que já foram infectados podem participar

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

Os testes de uma vacina contra a Covid-19 ocorrem na Universidade de Brasília (UnB) desde 5 de agosto e agora os pesquisadores ampliaram critérios. Dessa forma, profissionais da saúde que trabalham na linha de frente, mas que já foram contaminados pela doença, também podem se voluntariar.

Os pesquisadores da UnB conduzem os estudos clínicos da vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. De acordo com a instituição ainda há 150 vagas para os novos voluntários.

Os testes estavam restritos a profissionais de saúde maiores de 18 anos que trabalhavam na linha de frente contra a Covid-19, mas que não tivesse infectados pelo vírus. A ampliação dos critérios permitiu que os profissionais infectados pela doença, sendo assintomáticos ou não, participem do estudo clínico.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou a mudança dos critérios, com isso, o restante das vagas deve ser logo preenchido. Dados do Hospital Universitário de Brasília (HUB) apontam que até o momento, 700 voluntários estão inscritos nos testes para a vacina.

Como se inscrever

Os pesquisadores disponibilizaram um formulário online para que os candidatos repassem informações prévias. Caso esteja dentro dos critérios, um e-mail aparece na tela para o candidato entrar em contato com o centro de pesquisa. No caso do DF os voluntários aptos vão tratar das informações com o Núcleo de Medicina Tropical Hospital Universitário de Brasília.

A equipe entrará em contato para coletar mais informações e agendar o atendimento para início dos procedimentos. Já no começo dos testes os voluntários receberão duas doses da vacina, com intervalo de duas semanas entre elas.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile