Saúde

Aluno atingido por aparelho em academia consegue ficar sentado, mas permanece paraplégico após a cirurgia

Regilânio da Silva Inácio foi atingido por um aparelho de 150 kg enquanto descansava entre exercícios. A chance de voltar a andar é de 1%, segundo os médicos.

Publicado

on

Foto: Reprodução

Regilânio da Silva Inácio, de 42 anos, sofreu um grave acidente na última sexta-feira (4) em uma academia de Juazeiro do Norte, no Ceará. Ele estava fazendo um exercício de agachamento com uma máquina chamada “hack squat”, quando a carga de 150 kg caiu sobre ele, causando uma fratura na coluna e uma lesão severa na medula espinhal. Ele foi operado no dia seguinte, mas tem apenas 1% de chance de voltar a andar.

O neurocirurgião José Correia Júnior, que participou da cirurgia, explicou que o procedimento durou quatro horas e consistiu em colocar pinos e parafusos para realinhar os ossos e descomprimir a medula. Segundo ele, a lesão foi tão grave que houve uma perda da continuidade óssea na junção toracolombar, que é a transição da caixa torácica para a lombar. “Não toca um osso no outro”, disse o médico.

Apesar da gravidade do caso, o paciente está bem e otimista, segundo o médico. Ele já consegue sentar e se alimentar sentado, e está fazendo fisioterapia intensiva para estimular o sistema neurológico e melhorar a qualidade de vida. Ainda não há previsão de alta.

O acidente foi registrado em vídeo por uma câmera de segurança da academia. As imagens mostram o momento em que a máquina se solta e atinge o homem, que cai no chão imóvel. Outras pessoas que estavam no local correm para socorrê-lo.

A academia divulgou uma nota lamentando o ocorrido e informando que está prestando toda a assistência ao paciente e à família. A nota também afirma que a máquina passava por manutenção periódica e que as causas do acidente estão sendo investigadas.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile