Caminhar um mínimo de 4.000 passos por dia pode ter um impacto significativo na redução do risco de morte prematura, segundo uma nova análise de estudos. Além disso, dar 2.337 passos por dia pode diminuir o risco de morte por doenças cardíacas.
O estudo, liderado pelo Dr. Maciej Banach da Sociedade Europeia de Cardiologia, revela que cada incremento de 500-1.000 passos diários está associado a uma redução notável na mortalidade.
Contudo, qualquer coisa abaixo de 5.000 passos por dia é considerado um estilo de vida sedentário, alertam os pesquisadores.
Embora os benefícios para a saúde sejam consistentes em diferentes países e idades, o Dr. Banach enfatiza que começar cedo é crucial. Adultos com mais de 60 anos que caminham entre 6.000 e 10.000 passos por dia têm 42% menos risco de morte prematura, enquanto aqueles com menos de 60 anos que fazem entre 7.000 e 13.000 passos por dia têm um risco 49% menor.
Embora o estudo mostre que mais exercício é melhor, especialistas concordam que qualquer quantidade de atividade física é benéfica. Portanto, não importa quantos passos você dê, o importante é manter-se ativo para colher os benefícios à saúde.