Chega ao Brasil mais um voo com insumos para 14 milhões de vacinas da Covid-19
Mais um carregamento de insumos para a produção de vacinas de imunização contra a Covid-19 chegou ao Brasil em um voo na manhã desta quinta-feira, 4 de março.
Segundo mostra o G1, a aeronave chegou no início desta manhã ao Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos (SP), e o material para a produção de 14 milhões de doses da CoronaVac foi recebido pelo governador do estado de São Paulo, João Dória, pelo presidente do Butantan, Dimas Covas, e pelo secretário estadual de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn.
Segundo dados da plataforma de rastreamento FlightRadar24, o voo que transportou de Lisboa ao Brasil os 8,2 mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), produzido pela Cinovac na China, foi cumprido pelo Airbus A330-900 (A330neo) registrado sob a matrícula CS-TUN, da companhia TAP Air Portugal, que partiu de Lisboa e tocou o solo na pista 09R do GRU Airport às 06h13.
Essa aeronave utilizada é um jato construído para o transporte de passageiros, mas que vem sendo empregado pela TAP em voos apenas de carga em função da crise mundial das viagens aéreas. Este voo de hoje, por exemplo, foi cadastrado junto à ANAC como “Não Regular de Carga Internacional”, portanto, não transportou nenhum passageiro além das vacinas e de outras possíveis cargas trazidas.
Segundo dados do governo do estado de São Paulo, até ontem, 3 de março, o Butantan havia entregue 14,45 milhões de doses da vacina desde o início da distribuição em 17 de janeiro, e a previsão é de que serão 21 milhões até o final de março, 46 milhões ao final de abril e 54 milhões até agosto.