Após o GDF revelar plano de vacinação contra a covid-19, que pretende vacina 600 mil pessoas na primeira etapa, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) solicitou detalhes sobre a compra da Coronavac, imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinavac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan.
O plano distrital não inclui a compra direta de vacinas. Segundo o secretário de saúde, Osnei Okumoto, o Distrito Federal vai aderir ao Plano Nacional de Imunização (PNI) para proporcionar economia aos cofres públicos.
“Estivemos reunidos com representantes de laboratórios e percebemos uma variação de US$ 4 dólares a US$ 37 dólares pela dose da vacina”, informou. “Quando se compra em grande quantidade, como é o caso do PNI, obtém-se uma economia importante”, explicou.
No entanto, a força-tarefa do MPDFT defende que todos os caminhos sejam considerados pelo governo local para a aquisição de vacinas por se tratar de uma emergência sanitária e que pode preservar a saúde dos moradores do DF.
“O MPDFT entende que o GDF deve continuar com a área federal, mas também deve dar continuidade às tratativas feitas com o Instituto Butantan para a aquisição da Coronavac, até porque é importante ter opção com relação aos protocolos”, explica o procurador de Justiça, José Eduardo Sabo.
Para tal questão, o MPDFT se reuniu com representantes da Secretaria de Saúde, na última segunda-feira (21), e pediu mais detalhes do plano de vacinação do Distrito Federal. Além disso,
Plano Distrital
Confira o que se sabe do plano de vacinação do Distrito Federal contra a covid-19
- Cerca de 600 mil moradores serão vacinados no primeiro trimestre de 2021
- Prioridade: 1ª fase – idosos acima de 75 anos e trabalhadores da saúde. / 2ª fase – pessoas entre 60 e 74 anos/ 3º fase – comorbidades, como diabetes, obesidade, hipertensão, tuberculose, entre outras / 4ª fase – professores e trabalhadores das forças de segurança e salvamento
- Serão mobilizados 1,5 mil servidores em 169 salas de vacina espalhadas nas sete Regiões de Saúde
- O acompanhamento do cidadão vacinado será feito via sistema eletrônico, por número de CPF, além da anotação no cartão de vacinação
- Vacinas que serão disponibilizadas pelo PNI: Astrazeneca, Coronavac, Pfizer e Covax Facility. Todas elas são aplicadas em duas doses.
- Ainda não há um prazo de vacinação para esse público.