Saúde

Faustão pode ter de esperar até 18 meses por transplante cardíaco

O último boletim médico de Faustão indicou que houve um agravamento no quadro de saúde do apresentador, que está na fila para um transplante

Publicado

on

Foto: Reprodução

O apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, está internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo desde o início de agosto, quando foi diagnosticado com uma insuficiência cardíaca. Segundo o último boletim médico, divulgado na sexta-feira (18/8), o estado de saúde dele se agravou e ele necessita de um transplante cardíaco.

Faustão está na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para receber um novo coração, mas a espera pode ser longa. De acordo com o HCor, há cerca de 65 mil pessoas na fila por órgãos no Brasil, sendo 380 por coração. A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, responsável pela gestão da fila, estabelece as prioridades baseada no tipo sanguíneo e na gravidade de cada caso. O tempo médio de espera pode variar de 12 a 18 meses.

Além disso, a localização do paciente e do doador também é um fator importante, pois o coração tem um prazo máximo de quatro horas para ser transplantado após a retirada do corpo. Isso significa que, em alguns casos, é necessário o uso de um avião para transportar o órgão. As crianças têm preferência na fila.

Apesar da situação delicada, Faustão tem demonstrado otimismo e disposição. Em conversa com o colunista Flávio Ricco, do portal R7, o apresentador disse que está bem e que acompanhou a vitória do Santos contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro no domingo (20/8).

Faustão é um dos maiores nomes da televisão brasileira, com mais de 30 anos de carreira. Ele comandou o programa Domingão do Faustão na Rede Globo por 32 anos, até janeiro deste ano, quando anunciou sua saída da emissora. Ele tinha um contrato assinado com a Band para estrear um novo programa em 2022, mas os planos foram adiados por conta da sua internação.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile