conecte-se conosco

Brasil

Mortes por covid-19 no Brasil passam de 300 mil

Número de óbitos nas últimas 24 horas ficou em 2 mil

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

O Brasil bateu hoje (24) a marca das 300 mil mortes por covid-19, dois meses e meio depois de ter chegado a 200 mil mortos, em 7 de janeiro de 2021. Já esta marca demorou pouco mais de cinco meses após a pandemia chegar aos 100 mil mortos, o que ocorreu em 8 de agosto de 2020.

Com 2.009 mil mortes nas últimas 24 horas, o total de vidas perdidas para a covid-19 totalizou 300.685. O número não inclui os óbitos ocorridos no Ceará, que alegou problemas técnicos para não enviar a atualização. Ontem (23), o número estava em 298.676.

Situação epidemiológica da covid-19 no Brasil. (24/03/2021)
Boletim covid-19 24 mar 2021, Divulgação/Ministério da Saúde

Ainda há 3.446 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.

O total de novos casos registrados nas últimas 24 horas foi de 89.992. Com isso, a soma de pessoas atingidas pela doença desde o início da pandemia alcançou 12.220.011. Até ontem, o total de pessoas infectadas estava em 12.130.019.

As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde em seu balanço diário, publicado na noite desta quarta-feira (24). A atualização é elaborada a partir das informações levantadas pelas autoridades estaduais e locais de saúde sobre casos e mortes provocados pela covid-19.

O número de pessoas recuperadas chegou a 10.689.646, e o de pacientes com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1.229.680.

Os dados em geral são mais baixos aos domingos e segundas-feiras pela menor quantidade de trabalhadores para fazer os novos registros de casos e mortes. Já às terças-feiras, a tendência é serem maiores, já que nesse dia o balanço recebe o acúmulo das informações não processadas no fim de semana.

Estados

ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo, com 68.904 registros. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (35.373), Minas Gerais (22.497), Rio Grande do Sul (17.748) e Paraná (14.454).

Já as unidades da federação com menos óbitos são Acre (1.210), Amapá (1.253), Roraima (1.301), Tocantins (1.860) e Sergipe (3.347).

Por:: Agência Brasil

Brasil

Família realiza sepultamento de idosa com as próprias mãos após ausência de coveiro em Miranorte (TO)

Prefeitura de Miranorte pede desculpas e promete apurar as responsabilidades pelo ocorrido

Publicado

on

Família realiza sepultamento de idosa com as próprias mãos após ausência de coveiro em Miranorte (TO)

Em um episódio angustiante, uma família foi obrigada a enterrar uma idosa de 87 anos com as próprias mãos devido à falta de profissionais para realizar o sepultamento em Miranorte, cidade localizada no centro do Tocantins, a cerca de 110 quilômetros de Palmas. O fato ocorreu no último domingo (5).

A idosa, que faleceu no sábado (4) devido a complicações de um câncer, teve seu velório iniciado às 8h30 do domingo, com o sepultamento agendado para as 17h. No entanto, apesar da cova já estar aberta, não havia coveiro disponível para finalizar o processo.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, familiares da falecida são vistos removendo a água acumulada na cova com um balde improvisado. O caixão foi então carregado para dentro da cova com a ajuda de parentes, e a terra foi jogada sobre ele utilizando um balde, pedaço de telha e até mesmo as mãos.

Veja o vídeo abaixo:

A situação gerou grande indignação entre os membros da família, que expressaram desrespeito pela falta de dignidade no sepultamento da idosa.

A Prefeitura de Miranorte, por meio de nota oficial, pediu desculpas à família pela falha nos serviços funerários. O prefeito Leandro Barbosa afirmou que iniciaria uma investigação para apurar as responsabilidades e tomar as providências necessárias para evitar que incidentes semelhantes ocorram no futuro.

Continue lendo

Brasil

Tragédia no Sul do Piauí: acidente com ônibus deixa sete mortos e 15 feridos

Veículo tombou na BR-135 durante viagem do Ceará para São Paulo; segundo acidente do tipo no estado em menos de 24 horas

Publicado

on

Sete mortos e 15 feridos em tombamento de ônibus no Sul do Piauí

Um grave acidente na BR-135, na madrugada desta terça-feira (7), resultou na morte de sete pessoas e deixou outras 15 feridas. O ônibus, que seguia de Tianguá (CE) para São Paulo (SP), saiu da pista e tombou entre os municípios de São Gonçalo do Gurguéia e Corrente, no Sul do Piauí. Este foi o segundo acidente envolvendo ônibus de passageiros no estado em menos de 24 horas, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Detalhes do acidente

Conforme relatório preliminar da PRF, um defeito mecânico aliado à ausência de reação do motorista pode ter contribuído para o ocorrido. O condutor do veículo e outras seis vítimas, ainda não identificadas, morreram no local.

Entre os 15 sobreviventes feridos estavam oito mulheres e sete homens, com idades variando entre sete e 62 anos. Eles foram socorridos e encaminhados a hospitais regionais em Corrente, Bom Jesus e Floriano. Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dessas vítimas.

Além da PRF, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar (PMPI), e da perícia da Polícia Civil (PCPI) participaram do resgate e das investigações no local.

Outro acidente em Beneditinos

Na tarde da segunda-feira (6), outro tombamento de ônibus foi registrado no estado, desta vez na PI-223, próximo ao município de Beneditinos. O veículo fazia o trajeto entre Teresina e Beneditinos quando ocorreu o acidente.

Segundo informações preliminares, 12 pessoas deram entrada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Feridos também foram levados a unidades de saúde em Altos, Beneditinos e Teresina. Profissionais de cidades vizinhas, como Alto Longá e Pau D’Arco do Piauí, foram acionados para reforçar o atendimento.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o ônibus tombado e várias pessoas ao redor, algumas aparentemente feridas. As causas do tombamento ainda estão sendo apuradas.

As autoridades seguem investigando ambos os casos para determinar as circunstâncias que levaram aos acidentes.

Continue lendo

Brasil

Homem usa moto aquática adaptada para cruzar a Ponte Rio-Niterói e será multado pela PRF

Adaptação inusitada chamou atenção nas redes sociais, mas falta de segurança e irregularidades no veículo resultaram em multa e investigação

Publicado

on

Homem transforma jet-ski em moto e atravessa Ponte Rio-Niterói

Um vídeo viralizou nas redes sociais no último domingo (5), mostrando um homem trafegando pela Ponte Rio-Niterói com uma moto aquática modificada para rodar no asfalto. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que multará o responsável pela ação, o vendedor Wandemberg da Silva Ribeiro, de 32 anos, que também pode perder pontos na carteira de habilitação.

As imagens, divulgadas pelo próprio Wandemberg, mostram o veículo, batizado de “motojet”, atravessando a via. O equipamento, originalmente um jet-ski, foi adaptado com rodas e o chassi de uma motocicleta Suzuki AN125, o que configura uma adulteração não autorizada, segundo a PRF.




O trajeto

De acordo com a concessionária Ecoponte, o jet-ski modificado entrou na ponte acoplado a um veículo de passeio, que o liberou na altura do Vão Central. A partir dali, Wandemberg seguiu viagem em direção à Avenida Brasil, sem utilizar equipamentos de segurança adequados. Ele usava chinelos e um capacete não recomendado para condução de motocicletas.

Além disso, as redes sociais de Wandemberg, que se identifica como “Lobão”, mostram momentos em que ele percorre as Linhas Vermelha e Amarela com o “motojet”.

PRF analisa o caso

A PRF informou que está revisando as imagens captadas para identificar possíveis infrações cometidas durante o trajeto. Um carro de passeio que ajudou a transportar o veículo também foi identificado e poderá ser autuado.

Em resposta às críticas, Wandemberg publicou vídeos nas redes sociais afirmando que havia seguido as normas de segurança e respeitado os limites da ponte. No entanto, ele apagou os vídeos na manhã desta terça-feira (7).

A adaptação de veículos de maneira irregular é considerada infração grave, e a PRF reforça que atitudes como essa colocam em risco a segurança viária.

Continue lendo

Popular

Copyright © 2020 O Panorama