Saúde

O que é progeria? Doença do envelhecimento precoce faz crianças parecerem idosos

Condição rara que provoca o envelhecimento acelerado em crianças, impactando sua saúde e reduzindo drasticamente a expectativa de vida

Publicado

on

Sammy Basso, o caso mais longevo, faleceu aos 28 anos. Foto: Divulgação

Sammy Basso, o portador mais longevo da síndrome de Hutchinson-Gilford, conhecida como progeria, faleceu aos 28 anos no último sábado (5). Basso, que se tornou uma figura pública na conscientização sobre a doença, fundou a Associação Italiana de Progeria junto com seus pais, com o objetivo de informar e apoiar pesquisas sobre a condição.

A progeria é uma doença genética extremamente rara que provoca envelhecimento precoce no corpo, acelerando o processo em cerca de sete vezes. Assim, uma criança com 10 anos pode apresentar características de uma pessoa de 70. A expectativa de vida dos portadores da doença é, em média, de 14 anos para meninas e 16 anos para meninos, segundo dados da Fiocruz.

Os sintomas da síndrome começam a aparecer por volta do primeiro ano de vida e incluem queda de cabelo, pele fina e enrugada, perda de gordura subcutânea, osteoporose e artrose, entre outros. A mente, no entanto, não é afetada pela doença.

A progeria é causada por uma mutação no gene LMNA e, até o momento, não possui cura conhecida. O caso de Sammy Basso foi o mais longevo registrado na história.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile