Brasil

Para um cérebro cansado: estimulação

Você já ouviu falar em estimulação cerebral ou conhece alguém que já fez esse tratamento ? Abaixo vamos falar um pouco mais sobre e os benefícios que a EMT traz.

Publicado

on

Foto: ambassador800/FREEPIK

A Estimulação Magnética Transcraniana é um tratamento eficaz no combate, principalmente, à depressão e à ansiedade; No IMPI, a técnica é realizada por profissionais capacitados e com uma das melhores tecnologias da área.

Há cerca de quatro anos, o advogado Murilo Barros, de 46 anos, passava por um momento de profunda tristeza. Ele se dizia bastante desanimado com a vida e relata que encontrava dificuldades até para realizar as atividades mais simples do dia a dia. Ao procurar soluções para o problema que o angustiava, Murilo se deparou, por meio das redes sociais, com um tratamento chamado Estimulação Magnética Transcraniana (EMT). Após ler depoimentos de várias pessoas que saíram do estado depressivo com a ajuda dessa técnica, o advogado resolveu investir nesse tratamento. Foi então que ele começou a realizar as sessões da Estimulação Magnética Transcraniana no Instituto de Medicina e Psicologia Integradas (IMPI). Murilo comenta que começou a perceber melhoras significativas em seu quadro clínico, logo nas primeiras sessões. “O resultado da Estimulação Magnética Transcraniana superou as minhas expectativas. Percebo que ao final de cada sessão me sinto mais disposto com a vida. Por mim, eu teria um aparelho deste em minha casa”, brinca.

“Percebo que ao final de cada sessão me sinto mais disposto com a vida”

Foto:FREEPIK

O médico do IMPI, Dr. Tiago Damaceno, explica que a Estimulação Magnética Transcraniana é uma técnica bastante moderna. “Essa tecnologia permite que o tecido neuronal seja modulado, aumentando ou diminuindo a atividade cerebral, de acordo com a demanda clínica do paciente”, conta. O IMPI foi pioneiro ao trazer essa tecnologia a Brasília. “A Neuro-MS, da Neurosoft, é uma máquina de origem russa e está no IMPI desde 2009”, diz. Ainda segundo o médico, essa técnica é indicada para o tratamento de transtornos neuropsiquiátricos tais como depressão, insônia, ansiedade, irritabilidade, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), esquizofrenia com alucinações auditivas, transtorno do pânico, transtorno do stress pós-traumático, dentre outros.

Ainda de acordo com o médico, a Estimulação Magnética Transcraniana é uma técnica extremamente segura e é recomendada para ser realizada a partir dos 12 anos de idade. Dentre os benefícios desse tratamento, pode-se citar o aumento das capacidades cognitivas, melhora da atenção, da concentração e da memória. O Dr. Tiago afirma que não há contraindicações para o uso da Estimulação Magnética Transcraniana, embora pacientes que apresentem implantes metálicos intracranianos, próteses cocleares, geradores implantáveis ou de infusão, marca-passos ou risco de induzir crises epiléticas, devam evitar esse tipo de tratamento.

Por:

IMPIInstituto de Medicina e Psicologia Integradas

RT: Dalmo Garcia Leão CRM 4453

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile